PNH e Unicef promovem oficina sobre Etnicidade e Humanização na Saúde Indígena no Amazonas

12 votos

De 22 a 26 de agosto, o evento é aberto a gestores, profissionais e usuários do sistema público de saúde.

 

Como resultado de uma importante parceria entre governo brasileiro, agências das Nações Unidas e atores locais, em sintonia com as Diretrizes das Políticas Nacional de Atenção a Saúde Indígena e Nacional de Humanização (PNH), será realizada a Oficina “Etnicidade e Humanização na Saúde Indígena”, em Tabatinga (AM). O evento ocorre no período de 22 a 26 de agosto de 2011, no auditório do Hotel Takana.

Participarão 42 gestores, profissionais e usuários do sistema público de saúde dos municípios de Benjamin Constant, Tabatinga e São Paulo de Olivença. A atividade integra o Programa Conjunto Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas, realizado pelos parceiros governamentais (FUNAI, MS, MDS e ABC) e agências das Nações Unidas (FAO, OIT, OPAS/OMS, PNUD e UNICEF), articulados com atores locais da sociedade civil, governamentais e lideranças indígenas, que tem desenvolvido atividades na região do Alto Solimões, mais especificamente nos municípios de São Paulo de Olivença, Benjamin Constant e Tabatinga.

O Programa Conjunto tem construído uma fecunda parceria com a PNH, para fortalecer o entendimento e respeito à etnicidade e cultura dos povos indígenas no âmbito do SUS. Essa parceria propiciará espaços de discussão e análise coletiva da atenção à população indígena, favorecendo a identificação de desafios e proposições para a contínua qualificação do cuidado oferecido no âmbito do SUS.

Participe!