Curso de Saúde Mental na Tríplice Fronteira

10 votos

 

A "Capacitação para uma prática em Saúde Mental”, que começou em junho de 2011, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), vai preparar profissionais das unidades de saúde e organizações não-governamentais para atender usuários dos sistemas de saúde mental do Brasil, Paraguai e Argentina.

 

Promovido pelo Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT-Itaipu Saúde), o curso será dividido em módulos, com aulas mensais. Ao todo serão 72 horas de formação. No próximo módulo, dias 19 e 20 de agosto, a psicóloga Judete Ferrari e a Drª Mirta Mendoza, Directora de Salud Mental do Ministério da Salud Publica e Bien Estar Social del Paraguay comporão a equipe docente da capacitação. As aulas versarão basicamente sobre a Reforma Psiquiátrica no Brasil e Paraguay; Recomendações da OMS para as ações de saúde mental; Políticas Nacionais de Saúde Mental: legislação e objetivos; Hospital psiquiátrico; Hospital dia; Serviços de residências terapêuticas; Programa de Volta para Casa; Centro de Atenção Psicossocial; Leitos psiquiátricos em hospitais gerais; Ambulatório de saúde mental; Ações de Saúde e Matriciamento; Reabilitação psicossocial; Ações de saúde mental na atenção básica.

 

Os modelos de prevenção, os tratamentos disponíveis nos três países e formas alternativas de tratar o sofrimento psíquico farão parte dos debates. Um exemplo é a experiência e o acúmulo de vivência no cuidado em meio aberto, que a rede de saúde mental de Alegrete vem desenvolvendo desde 1989. Este jeito de cuidar vem despertando a atenção de profissionais de outros estados e países. “Nosso trabalho comunitário é muito vigoroso no que se refere ao compromisso da sociedade em acolher os diferentes. A rede de saúde, educação e assistência social, cada vez mais tem que organizar-se para acolher e cuidar em conjunto. No campo da saúde mental, este cuidado necessita formar as equipes para o diálogo permanente, bem como reconhecer as portarias e legislações dos países e dos campos de atuação técnico-administrativas”, refere a psicóloga e vereadora.

 

Este é o segundo curso, o outro foi realizado em 2010, ampliando para mais 60 vagas da região, São profissionais dos sistemas de saúde dos três países”, explica Paula Rodrigues, integrante da coordenação do curso.