Em defesa do SUS – minhas experiências pessoais com o SUS e Plano de Saúde

11 votos

Quero relatar  duas experiências que tive com o SUS e com Plano de Saúde Privado, porque acredito que vale a pena transmitirmos as "coisas boas" do SUS, porque críticas, já existem demais… 

Bem, minha primeira experiência (nada boa) foi há oito anos atrás, quando meu filho nasceu. Meu marido trabalhava em uma empresa que tinha um excelente convênio médico, e eu pensava estar tranqüila, pois certamente receberia um tratamento especial. 

Que engano o meu!!! Já encontrei dificuldades ao chegar à porta do hospital. Cheguei sentindo dores e estava com sangramento, e logo na recepção, fui muito mal rcebida. Apesar de apresentar os papéis do plano (que o meu obstetra já havia deixado pronto, pois sabia que eu pretendia o parto normal), a enfermeira foi rude, fez uma série de perguntas e afirmou categoricamente que eu “deveria ter ido pro Pronto Socorro”! Aquilo foi demais prá mim. Só não respondi por causa das dores. 

Depois dos primeiros sustos, eu pensava: prá que pagar um plano de saúde tão caro? Primeiro filho e um verdadeiro trauma. Os quase dois dias que lá fiquei também não foram dos melhores. Tudo que pedíamos não éramos atendidos. Não recebi a devida atenção. Senti-me profundamente decepcionada, verdadeiramente abandonada e esquecida…Quando precisei de um banho, se não fosse meu marido e minha irmã, eu teria voltado prá casa sem banho! Entendo as dificuldades, muitos pacientes, mas vejam bem: quando pagamos um plano, o que esperamos? Um atendimento diferenciado, não é mesmo?

Quatro anos depois desse “episódio”, eu tive uma experiência surpreendente, mas dessa vez com o SUS. Meu filho operou da adenóide, e tivemos um verdadeiro tratamento “VIP”. Não só o médico como todas as enfermeiras prestaram um atendimento inigualável!!! Eu até comentava com as outras mães que estavam no quarto do SUS que fiquei surpresa com o atendimento prestado. Já tinha meus "traumas" e pensei: agora com o SUS, o que iremos passar aqui meu Deus? Mas foi tudo maravilhoso!!!

 Outra experiência boa que tive com o SUS foi há sete meses atrás, quando nasceu minha sobrinha.

 Chegamos ao Hospital para o horário da visita do SUS, e vi quão bem minha irmã estava sendo atendida.

 Uma enfermeira que parecia um verdadeiro anjo, sem exageros. O médico visitava-a regularmente, chegou, cumprimentou a todos, deu muita atenção à minha irmã. Ele também parecia um anjo gente! Mais uma vez eu era surpreendida.

 Essa foi minhas experiências, e por elas eu sempre costumo dizer que as pessoas que julgam mal o SUS certamente não precisaram dele, ou infelizmente, encontraram maus profissionais.

 Sou defensora do SUS, porque ninguém precisou me convencer de nada. A vida me mostrou que nem tudo é o que aparenta ser. Não é porque um serviço é público significa que ele seja ruim. Eu acredito que o SUS tem excelentes profissionais, sejam médicos, enfermeiros, atendentes e outros mais.

 Eu acredito no SUS,  trabalho nele e vejo todos os dias “boas coisas”, bonitas histórias acontecendo, só que infelizmente, essas bonitas historias não chegam aos telejornais, não dão "audiência".

Já ouviram dizer: “as más notícias tem asas e as boas tem apenas dois pés” ???

  Essa foi minha história, em defesa do SUS.

 Até mais!