Encontro reúne pacientes de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em Itapema

13 votos

A Prefeitura de Itapema, através da Secretaria de Saúde, promoveu na segunda-feira (19) um encontro de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC). O evento, realizado no Centro de Referência Especializado (CERES), reuniu mais de 30 pessoas entre pacientes, cuidadores, familiares, amigos e profissionais da área de saúde. Na abertura do encontro, o diretor científico da Associação Brasileira de Alzheimer, o psicólogo Luciano Pedro Estevão, falou sobre a doença e coordenou dinâmicas de grupo, nas quais os participantes puderam interagir com os colegas. Estevão também citou atitudes e hábitos que ajudam na prevenção e reabilitação de doenças como o Alzheimer e o AVC.

Os participantes do evento ainda conheceram o trabalho realizado pela Rede de Apoio para Sujeitos Afásicos da Região da Foz do Rio Itajaí, uma iniciativa de professores e acadêmicos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Sob a supervisão da professora Denise Terçariol, a rede auxilia pacientes com distúrbios de linguagem, com dificuldades para ler, escrever, falar e compreender. Segundo Denise, estas sequelas são causadas, principalmente, pelo AVC. “A intenção da nossa rede é melhorar a condição de saúde e possibilitar a reinserção dos pacientes à convivência social”, explica.

A responsável pelo Programa de Prevenção e Reabilitação de AVC em Itapema, a fonoaudióloga Edinéia Sestrem, apresentou o trabalho desenvolvido no município através do grupo de AVC. Ela explicou sobre o procedimento para participar dos encontros, que acontecem todas as segundas-feiras à tarde, no Centro de Referência Especializado em Saúde (CERES). “O paciente, por meio de encaminhamento das unidades básicas de saúde, realiza uma avaliação neurológica, e após uma triagem inicial, é inserido no programa, no qual recebe atendimento médico nas especialidades que necessitar, como fisioterapia, psicologia, nutrição e terapia ocupacional”, destaca.

O Secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, esteve no encontro e elogiou o trabalho dos profissionais envolvidos no Programa do AVC. “Este programa, oferecido gratuitamente, tem sido referência para outros municípios. Isso só é possível através do comprometimento e dedicação desta equipe multiprofissional que está engajada no programa”, completa.