III Semana de Sensibilização para a Vida incentiva a doação de órgãos e tecidos

11 votos

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital de Urgências de Teresina (HUT) promove a III Semana de Sensibilização para a Vida. O evento, começou ontem (19) e se estende até o dia 21 desse mês, é uma ação comemorativa pelo Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado no dia 27 de setembro.

A semana de sensibilização visa chamar a atenção dos profissionais do hospital para a doação de órgãos, realizando a capacitação dos funcionários aliada ao incentivo e divulgação da importância dessa prática. Na programação do evento estão previstas palestras sobre a implantação e atuação da CIHDOTT no cenário de transplantes do Piauí, aspectos gerais sobre doação de órgãos e tecidos, além da apresentação do projeto "Sim à doação pela vida no HUT", desenvolvido por profissionais de Serviço Social.

A Comissão foi instalada em março de 2009 e é formada por 7 membros, sendo composta por enfermeiros, psicólogos, assistente social e médico. A enfermeira e coordenadora do CIHDOTT, Nadja Miranda, destaca que no primeiro ano de funcionamento da Comissão, o HUT passou a responder por 70% das doações de córnea em todo o Piauí. Atualmente, a média de transplantes passou de 42 para 144 transplantes por ano.

"No período de 2009 a 2011 foram realizados três vezes mais transplantes do que no período de 2000 a 2008, um salto muito importante para o setor de transplantes de Teresina, uma vez que o HUT é o hospital do estado com o maior potencial de doadores, pois, como o hospital conta com 289 leitos, atendemos muitos pacientes que apresentam traumas por acidente, infartos e AVC hemorrágico, que configuram como potenciais doadores", enfatiza Nadja.

A CIHDOTT atua na busca ativa de potencial doadores, para melhorar a organização do processo de captação de órgãos, promover uma entrevista familiar mais adequada, além de dar suporte aos familiares de pacientes em processo de morte encefálica. A doação de órgãos e tecidos pode ser autorizada pelo cônjuge ou familiar até 2º grau. Quando o paciente, em vida, expressa que deseja ser doador de órgãos, o processo de doação fica mais simplificado, ajudando na atuação da comissão junto à família.