Cuidar de si e do outro com alimentação saudável
O projeto “Cuidar de si e do outro com alimentação saudável” foi inspirado grande parte nas palavras do próprio Leonardo Boff de que “o cuidar é mais que um ato, é uma atitude e que, portanto abrange mais que um momento de atenção, zelo e de desvelo, representando assim uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.”
O princípio básico do projeto tem como base o atendimento, a orientação nutricional e educação alimentar aos trabalhadores da maternidade do Divino Amor, já que os mesmos vivenciam o estresse uma vez que lidam com a temática da morte e a extrema responsabilidade sobre a vida com outro.
Paulo Freire cita que a educação é uma forma de intervenção no mundo, acreditando dessa forma que a própria sociedade seja modificada por ela. Pensando como Freire foi que o projeto surgiu no sentido de desenvolver a percepção de que a atenção dispensada ao outro deve ser equivalente aquela dedicada a si mesmo. Até porque o outro, muitas vezes, é um reflexo e espelho de si próprio.
A partir dessa sensibilização do cuidado, que tem como objetivo principal, o projeto contou, quando posto em prática, com a apresentação de preparações dietéticas de alimentos funcionais que deu luz a uma prática reflexiva sobre a utilização desses alimentos para proteção e promoção da saúde.
Alguns objetivos do projeto, como a avaliação nutricional dos funcionários e as respectivas orientações, ficaram pendentes devido a um problema que ocorreu em um equipamento específico.
O projeto foi muito bem aceito pelos funcionários do hospital que elogiaram bastante a iniciativa. Por isso, pretendemos dar continuidade as avaliações e envolver as demais equipes de profissionais do hospital para que a partir dessa maior integração, seja possível pensar multiprofissionalmente na saúde coletiva e individual.
Uma reunião já foi realizada nesse sentido e surgiu a ideia de compor uma equipe em prol de um atendimento humanizado aos funcionários da maternidade.
Muitos são os desafios de quem pensa em mudanças e é pensando neles que daremos continuidade ao projeto e tentaremos despertar a importância do cuidado com a saúde e alimentação saudável, valorizando o bem estar do sujeito, que de fato precisa estar bem para poder cuidar do outro.
O projeto “Cuidar de si e do outro com alimentação saudável” foi elaborado pelas nutricionistas Tereza e Carla e contou com a colaboração das demais nutricionistas do setor.
Abaixo segue as fotos do dia do evento, que foi realizado no dia do nutricionista.
Algumas referências:
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano-compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
Por Rejane Guedes
Querida Ginetta.
Ando pensando cada vez mais na questão: "Para que servem os discursos?"
Me aproximo da hipótese de que, talvez, "Eles balizam ações".
No caso específico do trabalho do setor de alimentação da maternidade Divino amor (Parnamirim), vocês estão mostrando que é possível produzir efeitos que vão além do preparo de refeições. Melhor ainda, conseguem aliar a prática e a reflexão sobre essa prática, sem perder o senso crítico, necessário a um trabalho pertinente.
Parabéns por mais uma atuação em equipe. Rejane.