Cuidar de si e do outro com alimentação saudável

14 votos

O projeto “Cuidar de si e do outro com alimentação saudável” foi inspirado grande parte nas palavras do próprio Leonardo Boff de que “o cuidar é mais que um ato, é uma atitude e que, portanto abrange mais que um momento de atenção, zelo e de desvelo, representando assim uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.”
O princípio básico do projeto tem como base o atendimento, a orientação nutricional e educação alimentar aos trabalhadores da maternidade do Divino Amor, já que os mesmos vivenciam o estresse uma vez que lidam com a temática da morte e a extrema responsabilidade sobre a vida com outro.
Paulo Freire cita que a educação é uma forma de intervenção no mundo, acreditando dessa forma que a própria sociedade seja modificada por ela. Pensando como Freire foi que o projeto surgiu no sentido de desenvolver a percepção de que a atenção dispensada ao outro deve ser equivalente aquela dedicada a si mesmo. Até porque o outro, muitas vezes, é um reflexo e espelho de si próprio.
A partir dessa sensibilização do cuidado, que tem como objetivo principal, o projeto contou, quando posto em prática, com a apresentação de preparações dietéticas de alimentos funcionais que deu luz a uma prática reflexiva sobre a utilização desses alimentos para proteção e promoção da saúde.
Alguns objetivos do projeto, como a avaliação nutricional dos funcionários e as respectivas orientações, ficaram pendentes devido a um problema que ocorreu em um equipamento específico.
O projeto foi muito bem aceito pelos funcionários do hospital que elogiaram bastante a iniciativa. Por isso, pretendemos dar continuidade as avaliações e envolver as demais equipes de profissionais do hospital para que a partir dessa maior integração, seja possível pensar multiprofissionalmente na saúde coletiva e individual.
Uma reunião já foi realizada nesse sentido e surgiu a ideia de compor uma equipe em prol de um atendimento humanizado aos funcionários da maternidade.
Muitos são os desafios de quem pensa em mudanças e é pensando neles que daremos continuidade ao projeto e tentaremos despertar a importância do cuidado com a saúde e alimentação saudável, valorizando o bem estar do sujeito, que de fato precisa estar bem para poder cuidar do outro.
O projeto “Cuidar de si e do outro com alimentação saudável” foi elaborado pelas nutricionistas Tereza e Carla e contou com a colaboração das demais nutricionistas do setor.
Abaixo segue as fotos do dia do evento, que foi realizado no dia do nutricionista.
Algumas referências:
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano-compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.