Plano de Qualificação das Maternidades embasa a Rede Cegonha no Ceará

13 votos

A Maternidade Escola Assis Chateaubriand, considerado um dos serviços prioritários da Rede Cegonha no estado do Ceará, está orientando as maternidades da rede SUS de Fortaleza na implementação das Boas Práticas de atenção ao parto e nascimento humanizados.

 

A estratégia faz parte do Plano de Qualificação das Maternidades e redes perinatais do Nordeste e Amazônia Legal, do Ministério da Saúde, cujo objetivo é a qualificação dos serviços que realizam partos para a redução da mortalidade infantil e materna.

 

O trabalho que será realizado nas maternidades de Fortaleza consiste na difusão das melhores práticas para a condução do parto normal, conforme orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, que desenvolveu uma classificação das práticas comuns, orientando para o que deve e o que não deve ser feito no processo do parto. Esta classificação foi baseada em evidências científicas concluídas através de pesquisas feitas no mundo todo.
A convite da Apoiadora Institucional do Ministério da Saúde, Adriana Melo, os obstetras Homero Carvalho e Ionésia Amaral, visitaram nesta quinta-feira, dia 20/10/11 o Hospital Gonzaga Mota Barra do Ceará para fazer uma discussão sobre Boas Práticas com os profissionais daquela maternidade. O encontro contou com a presença 20 profissionais de saúde entre médicos obstetras, neonatologistas, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas e a direção do Hospital. A apoiadora e os dois obstetras da MEAC apresentaram as boas práticas de atenção ao parto e nascimento, destacando entre outros aspectos o apoio do acompanhante ou doula (voluntária) durante o parto, respeito ao direito da mulher à privacidade, movimentação e posição no trabalho de parto e parto, nutrição e dieta, contato pele a pele mãe e bebê e trabalho em equipe para o cuidado humanizado.

Os obstetras da MEAC compartilharam suas experiências na implementação das referidas ações estimulando os profissionais do HDGMBC a fazerem o mesmo. Foi proposta a construção de um plano de ação e o devido monitoramento através de um instrumento sugerido pelo Ministério da Saúde. A equipe do Gonzaguinha foi muito receptiva e os profissionais da MEAC se disponibilizaram apoiá-los na implementação das novas rotinas.
 
Segundo a apoiadora do Ministério da Saúde, esta iniciativa deverá acontecer nas outras maternidades da rede SUS do município de Fortaleza, apoiadas pela Maternidade Escola e pelo Hospital Geral César Cals, que também está em processo de implementação e qualificação nestes requisitos.