SERVIÇO SOCIAL E HUMANIZAÇÃO
Em uma instituição de saúde buscamos algo mais que a cura. Algo que ultrapasse os limites da técnica: conforto emocional, ética,cortesia,interesse,etc. A prática humanizada é uma qualificação e tecnologia que deve ser utilizadas pelos profissionais.
O Assistente Social tem como norteador de sua prática o Projeto Ético Político de sua categoria, o seu Código de Ética. Nossos princípios devem ter esta base: solidariedade/reciprocidade/respeito pelo outro/ defesa da pluralidade humana/ posicionamento político em defesa da justiça e da equidade/ compromisso por valores democráticos.. Logo, tem conexão direta com HUMANIZAÇÃO.Trabalhar com humanização é entender de subjetividade, é compreender que o homem não é um ser acabado,mas múltiplo e incompleto, fruto de suas experiências.E o Assistente Social tem isso em sua formação, deverá estar apto a trilhar esta seara.
Sou Assistente Social e por minha formação entendo a necessidade de uma rede de relações e conexões, não vendo um mundo como partes separadas e sinto um mal estar em descobrir no outro uma apatia e materialismo exacerbados. Apesar de 27 anos de profissão, sinto empolgação e compromisso para dar minha contribuição na construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais una.
Até uma outra oportunidade amigos.
Honilda/ A. Social/ Maceió AL
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Honilda,
Estou muito feliz com a sua chegada potente aqui na rede, com dois posts publicados em tão pouco tempo.
A produção de saúde e´ um processo amplo, integral e se dá numa relação de grupalidade, com o envolvimento de profissionais de diversas áreas do saber, de forma a integralizar todas as necessidades do sujeito. O sujeito aqui entendido com um ser
com múltiplas dimensões, e que mesmo numa situação de doença não pode ser fragmentado. Daí a importância da presença do assistente social nas equipes de produção de saúde, de forma a garantir o atendimento das demandas sociais, integralizando assim as práticas do cuidado.
E a Humanizasus aposta nisto, numa atenção integral, transversal, que vá além do campo biológico, buscando atender todas as necessidades da pessoa, valorizando o trabalho de equipe.
Continue nos brindando com outros posts!
Um grande abraço!
Emilia – Grupo de Cuidadores da RHS