Trabalho de humanização da Santa Casa recebe premiação em evento científico na UNESP

12 votos

 Com o título “Doutores do Coração: um novo tratamento à luz da humanização”, o trabalho obteve boa colocação na categoria painel.

Aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro o “Sim Saúde”: Atenção Humana para Qualidade de Vida, um simpósio promovido pela UNESP em Araçatuba com o objetivo de trazer as diversas áreas que constroem a promoção de saúde na contemporaneidade como a Medicina, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Assistência Social e tantas outras para dialogar sobre ações que já são executadas e potenciais para melhoria da qualidade dos serviços de saúde para que nossa região tenha oportunidade de implantar iniciativas que valorizem a dimensão humana na atenção dos profissionais da saúde.
A Santa Casa de Penápolis se destacou por apresentar no simpósio o trabalho “Doutores do Coração: um novo tratamento à luz da humanização” tendo como autores o psicólogo hospitalar Lucas Bondezan Alvares e o assessor de comunicação do hospital Ricardo Muraroto, que mostra a intervenção do projeto “Doutores do Coração” como auxílio no tratamento da pessoa doente. Através do painel e exposição oral o trabalho mostrou a necessidade de se capacitar os voluntários para atuarem como palhaços no hospital.

“Parece brincadeira, mas é sério!” brinca o comunicador, que enfatiza, “esse trabalho faz com que deixemos de tratar a linguagem artística do palhaço como arte menor, sendo que ela é a que mais se aproxima do mundo da criança pela sua ingenuidade. Por isso, não basta apenas pintar o rosto e usar um nariz vermelho, exige-se muita preparação interior e estudos. Sendo assim foi constituído um treinamento divido em quatro etapas, onde os voluntários estudam a função do palhaço no hospital, qual o papel da humanização neste contexto, praticam exercícios e jogos teatrais, além de receberem noções de normas e rotinas hospitalares, finalizando com a contação de histórias, sendo que no final os participantes deverão estar preparados para levar alegria aos pacientes de forma profissional e séria”.
O trabalho conquistou o quarto lugar na categoria painel recebendo menção honrosa, através da avaliação individual de uma comissão composta por professores e mestres da UNESP que julgaram resumo, corpo do painel, criatividade e originalidade na apresentação e estética. Lucas comenta que “mais uma vez o trabalho do Grupo de Humanização se destaca, mostrando que os projetos propostos são importantes ferramentas de humanização. Envolvendo as crianças, acompanhantes e profissionais do hospital os “Doutores do Coração” trazem resultados significativos através do resgate da infância com o tratamento simples de injeções de alegria e receitando apenas um remédio: o sorriso durante a internação”. O psicólogo destaca a importância de se divulgar o nome e expor o trabalho realizado na Santa Casa nesses relevantes eventos e parabeniza a todos que participam deste projeto voluntário”.

Conforme o administrador hospitalar, Roberto Nogueira Bastos, “a administração do hospital vem investindo e colaborando em ações que incentivam a humanização hospitalar, através do nosso principal parceiro que são nossos colaboradores. Para isso apoiamos iniciativas na participação de vários eventos como este onde o retorno é refletido no trabalho realizado dentro do hospital, que hoje melhorou e muito o atendimento prestado aos nossos usuários” finaliza.