II FEIRA DE METAS, IDÉIAS E AÇÕES DE HUMANIZAÇÃO – HC/UFPR

13 votos

 O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná utiliza um modelo de gestão colegiada constituído por Unidades Gerenciais que implementam ações de humanização propostas por lideranças e equipes.
O Comitê de Humanização desta instituição desenvolve oficialmente suas atividades desde o ano de 2001. Nesta longa trajetória, atendendo a um crescente número de demandas, o Comitê passou a trabalhar com Grupos de Trabalho temáticos. Desta necessidade surgiram as metas de Humanização, propostas pelas unidades, porém, estas não traduziam as mudanças que a PHN propunha. Com isso nasceu o “Grupo de Trabalho de Metas” (GTM), que iniciou suas atividades em 2009 sendo composto por uma equipe multiprofissional.
O grupo reúne-se sistematicamente para analisar metas das unidades tanto assistenciais como administrativas, seguindo critérios claros e objetivos relacionados à pertinência e viabilidade das metas. Anualmente são analisadas em média 80 ações, permanecendo como meta 40 destas ações. Esta análise é dialogada em reuniões entre o GTM e as lideranças e representantes das Unidades, que esclarecem as ações propostas pelos seus colegiados. Esta metodologia possibilitou constante evolução do grupo, consolidação de conhecimentos e melhora nas interfaces com as diferentes áreas. Ressalta-se que a análise das metas desencadeou propostas que hoje são mais maduras e alinhadas a PNH na contínua busca da melhoria dos processos de trabalho.
Desta proposta, com a observação sistemática de que algumas metas representavam uma mudança significativa para o Hospital, surgiu a Feira de Metas, onde as Unidades apresentam suas ações e resultados. Constitui-se como um momento de troca de experiências e valorização do trabalho desenvolvido pelo coletivo.
Progressivamente, os atores envolvidos na feira têm demonstrado maturidade em relação à PNH o que tem desencadeado ações que vão ao encontro com os princípios da Política. Um exemplo desta conquista é a integração entre duas Unidades, em torno das mesmas metas.
As equipes demonstraram maior valorização do trabalho coletivo, através da parceria entre a Unidade de Infraestrutura e de Hotelaria Hospitalar, que realizaram um único trabalho para a apresentação na Feira de Metas.
Outro fator que demonstra o processo crescente trabalho coletivo diz respeito ao aumento do número de participantes e de público na feira.
A Feira demonstra que pequenas mudanças têm um grande significado quando observamos o território no qual a PNH vem sendo implementada.