l Encontro dos Enfermeiros Obstetras e Neonatologistas do Maranhão

12 votos

Nos dias 01 e 02 de dezembro a cidade de São Luis-MA foi sede do I Encontro dos Enfermeiros Obstetras e neonatologistas do estado, com apoio de várias instituições entre elas o Ministério da Saúde por meio da PNH

 

A apoiadora do Plano de Qualificação das Maternidades e Redes Perinatais  Maria das Graças Lima enviou o texto abaixo, dividindo a experiência com a RHS!Vale a pena ler e comentar!

 

"A criação da ABENFO-MA representa um marco importante no fortalecimento da presença do enfermeiro obstetra no processo do parto em nosso estado. Foi uma iniciativa do grupo de enfermeiros obstetras das maternidades integrantes do PQM (Plano de Qualificação das Maternidades) em São Luis e da presidente do Comitê Municipal de Mortalidade Materna e Infantil, Enfa. Marinete Diniz,com o incentivo da  apoiadora do plano, Graça Espíndola e apoio do Ministério da Saúde, notadamente das coordenações das áreas de Saúde da Mulher e da Política Nacional de Humanização e da Assembléia Legislativa do MA.

 

Como ação inicial das atividades da entidade foi realizado o l Encontro dos Enfermeiros Obstetras e Neonatologistas do Maranhão (ENEON) que é um evento realizado regularmente em todas as seccionais da ABENFO dos estados brasileiros e vem sendo oferecido à comunidade de profissionais de enfermagem que trabalham na área de saúde da mulher e do recém-nascido de forma sistemática.

 

            O encontro teve o objetivo de congregar obstetrizes, enfermeiras (os) obstetras, neonatologistas e ginecologistas, bem como enfermeiras (os) generalistas atuantes na área materno-infantil, além de técnicos, auxiliares de enfermagem e estudantes de enfermagem de nível médio e universitário para debater o tema: a inserção do Obstetriz, Enfermeiro Obstetra e Neonatologista nas Políticas Públicas de Saúde Materna – Infantil no Estado do Maranhão;divulgar e difundir a produção do conhecimento em enfermagem obstétrica, ginecológica e neonatal; propor estratégias diversas que encaminham a participação efetiva da (o) enfermeira (o) nos programas de assistência à saúde da mulher e do recém – nascido no contexto familiar e da comunidade e realizar protocolo de posse da primeira diretoria da ABENFO seccional Maranhão.

 

ABENFO-MA vem trazer um novo olhar para a assistência obstétrica no estado do Maranhão. A associação iniciada em dezembro de 2011, já vem composta de 250 membros, fortalecendo assim a categoria de enfermeiros Obstetras e vem com o objetivo de defender a humanização do atendimento às mulheres como forma de redução da mortalidade materna e neonatal, bem como, a redução das taxas de cesariana com o estímulo ao parto natural e humanizado, com a presença do acompanhante de escolha da parturiente. Outro ponto  também relevante se dá pelo apoio à inserção do Enfermeiro Obstetra na sala de parto diz a presidente da ABENFO-MA Marinete Diniz.

 

. A programação teve início com a presença do Presidente da ABENFO Nacional o Sr. Herdy Alves, a representante da Área Técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde a Enfermeira Euzir Adriana, a supervisora do PQM/MS para o MA, PI e RO Annatália Gomes,Dep. Estadual Eduardo Braide. A presidente da ABENFO-MA e Presidente do Comitê Municipal de Mortalidade Materna de São Luis,Enfermeira Marinete Diniz,apoiadora do PQM/São Luis, Graça Espíndola, Secretaria Municipal de Saúde, ABEN-MA, COREN-MA representantes das Instituições de ensino, profissionais  e estudantes de enfermagem.

 

        Vários temas foram discutidos como: a participação do enfermeiro obstetra e neonatologista na Rede Cegonha,a atuação do enfermeiro obstetra na Maternidade Marly Sarney ( integrante do PQM), Assistência Pré-Natal: a responsabilidade do enfermeiro(a) no contexto,Violência institucional nas maternidades  e a feminização da AIDS. Após o encerramento dos debates foi realizada  posse da primeira diretoria da ABENFO-MA e a aprovação de uma carta de recomendação da ABENFO-MA que será encaminhada aos gestores estadual, municipal e das maternidades, com recomendações sobre as mudanças de práticas no cuidado obstétrico e neonatal, que possam vir a contribuir na redução da morbi-mortalidade de  materna e infantil.