Dia de Cidadania: Saúde na Escola Professora Fca. de Castro – Macaíba/RN

12 votos

Introdução: Este projeto foi desenvolvido pelos acadêmicos de medicina da UFRN, durante o Estágio em Saúde Coletiva, na Unidade Básica de Saúde do Ferreiro Torto, no município de Macaíba/RN. A comunidade do Alto do Ferreiro Torto, em Macaíba/RN, é uma área com características rurais e baixa densidade de equipamentos sociais. Entre esses, destaca-se a Escola Estadual Professora Francisca de Castro, que acompanha praticamente todas as mais de 200 crianças e adolescentes da extensa área da comunidade, entre 6 e 17 anos, da alfabetização ao 9º ano do ensino fundamental, constituindo-se num equipamento social de valor inestimável.

Metodologia: O Dia de Cidadania foi uma ação conjunta da Escola, da Unidade de Saúde do Ferreiro Torto e Secretaria Municipal de Saúde, em celebração pelo Dia Mundial de Combate à Aids, em 1º de dezembro, direcionada às crianças e jovens da escola, seus pais e toda a comunidade do Alto do Ferreiro Torto, e incluiu: atualização vacinal de todas as crianças; aplicação de flúor, distribuição de 85 escovas de dentes e escovação supervisionada; atividades educativas, rodas de conversa sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids e gravidez e métodos contraceptivos e exposições dialogadas sobre bullying e meio ambiente, com cerca de 200 pessoas; 40 testes rápidos diagnósticos para HIV; cadastro no Cartão Nacional de Saúde/Cartão SUS; e vivências lúdicas integrativas, com uma cama elástica e o sorteio de brindes.

Resultados: O “Dia de Cidadania” mostrou-se uma atividade humanescente, capaz de atuar em diversos aspectos da saúde da população de forma positiva, promovendo saúde, prevenindo doenças e agravos e possibilitando o diagnóstico precoce de outras condições, além de reforçar o vínculo Unidade de Saúde – Escola – Comunidade. Enfatizamos a importância da continuidade de ações de Educação em Saúde nas escolas. É inquestionável a importância da Educação para as condições de vida de uma população: ajuda a combater a pobreza e as desigualdades e capacita as pessoas com conhecimento e habilidades para se construir um futuro melhor. A Educação em Saúde é uma das estratégias mais potencialmente transformadoras das condições de saúde e de vida da população.