Projeto Semana do Adolescente: promoção à saúde, prevenção de agravos e orientações sobre hábitos saudáveis.
Introdução: Projeto de Intervenção dos acadêmicos do Curso de Medicina da UFRN (Carla Staudinger, Maria Clara Chacon e Pedro Sales) realizado como atividade final do Internato/Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva no Município de Macaiba-RN, na comunidade de Vila São José. O projeto teve como objetivo geral incentivar a realização de ações de promoção e atenção a saúde com ênfase na saúde do adolescente na comunidade de Vila São José. Os objetivos específicos foram: aumentar o vínculo dos adolescentes com a ESF de Vila São José; orientar os jovens participantes da Escolinha de Futebol da Vila São José sobre hábitos nutricionais saudáveis e a prática adequada de esportes, no ambiente da UBS de Vila São José; conscientizar os adolescentes da Escola Estadual Mariluza Almeida Florentino sobre os efeitos nocivos do uso de álcool e demais drogas; proporcionar integração entre a comunidade e os profissionais da equipe de ESF, assim como, a realização de práticas saudáveis de atividade física e alimentação com o apoio do projeto Macaíba Saudável.
Metodologia: Através de informações disponíveis pela Sala de Situação da ESF de Vila São José, e da realização das vivências de estudo de demanda e territorialização, orientadas pelo Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva, evidenciou-se a baixa demanda de adolescentes na unidade. Também foi possível verificar um precário vínculo entre esse grupo e os profissionais da equipe da referida estratégia de saúde da família. A partir de um perfil dos adolescentes da comunidade, identificou-se os principais problemas que devem ser combatidos, no intuito de melhorar as condições de saúde dessa população. O fácil acesso às drogas lícitas e ilícitas foi um parâmetro de grande destaque: ao serem questionados, aproximadamente 22% dos jovens participantes da pesquisa afirmaram que já foram convidados ao uso de drogas, evidenciando uma situação de extremo risco. A escola e a Unidade Básica de Saúde, por serem aparelhos sociais de extrema importância foram utilizadas concomitantemente para aumentar a participação dos jovens. Portanto, elaborou-se a “Semana do Adolescente”, como um instrumento vivo, idealizado para abordar a saúde do adolescente, enfatizando inicialmente hábitos de vida saudáveis e o combate ao uso de álcool e drogas.
Durante essa semana foram realizadas diversas atividades, utilizando os ambientes da própria UBS de Vila São José, a escola da comunidade ( Escola Estadual Mariluza Almeida) e o campo de futebol da comunidade. A cada dia um dos objetivos foi alcançado.
Primeiro dia: foi realizada uma exposição dialogada com o time de futebol da comunidade, composto e idealizado pelos próprios adolescentes, sendo abordada o tema de alimentação saudável e prática adequada de exercícios físicos. Para essa atividade os estudantes de Medicina contaram com a participação da nutricionista do NASF.
Segundo dia: sessão de cinema na E.E. Mariluza Almeida, contando com a participação de 80 adolescentes. O filme " Diário de um adolescente", aborda a temática do abuso de álcool e drogas e foi exibido em duas salas de aula simultaneamente, para alunos dos 6º ao 9º anos e durante a exibição o filme foi servido lanche. Ao término do filme houve uma breve discussão sobre o tema de álcool e drogas.
Terceiro dia: expoisção dialogada sobre álcool e drogas, no pátio da E. E. Mariluza Almeida, realizada pelos estagiários de Medicina e com o apoio do psiquiatra Dr. Gustavo Xavier. Esse momento contou com a participação de cerca de 70 alunos, além dos professores da escola. Após a atividade os jovens mostraram suas potencialidades com apresentações de dança e capoeira.
Quarto dia: foi realizado o Macaíba saudável, projeto do município de Macaíba elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o NASF. Trata-se de uma ação de promoção da saúde com tendas para aferição de pressão arterial e realização teste glicêmico e a presença da educadora física do NASF que ministrou uma aula de ginástica. Esse último momento da semana teve como público alvo toda a comunidade de Vila São José, foi realizado no campo de futebol da comunidade e contou com a participação de toda a equipe da ESF de Vila São José. Foram realizados 120 testes glicêmicos e 80 aferições de pressão arterial. Ao término da aula de ginástica foi realizado sorteio de brindes e um lanche saudável (frutas).
Conclusão: A semana do adolescente se tornou um projeto de grande sucesso, resultando em motivo de orgulho e satisfação para toda a equipe que participou de sua idealização e produção. Os objetivos gerais e específicos foram alcançados.
Apesar do preconceito que existe em relação à faixa etária dos adolescentes, através das atividades realizadas a cada dia de intervenção foi possível comprovar que os jovens são capazes de modificar seus hábitos quando as informações necessárias são fornecidas. A captação dos jovens por meio de atividades que representem prazer como o esporte e a arte (cinema, música, dança), é fundamental para que sejamos capazes de intervir positivamente sobre estes que serão os futuros representantes da Nação.
Por M.Clara
Nosso trabalho de intervenção foi muito interessante, ao trabalhar com os adolescentes pudemos observar que os jovens com suas potencialidades podem realmente fazer a diferença na sociedade!