Projeto Semana do Adolescente: promoção à saúde, prevenção de agravos e orientações sobre hábitos saudáveis.

13 votos

Introdução: Projeto de Intervenção dos acadêmicos do Curso de Medicina da UFRN (Carla Staudinger, Maria Clara Chacon e Pedro Sales) realizado como atividade final do Internato/Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva no Município de Macaiba-RN, na comunidade de Vila São José. O projeto teve como objetivo geral incentivar a realização de ações de promoção e atenção a saúde com ênfase na saúde do adolescente na comunidade de Vila São José. Os objetivos específicos foram: aumentar o vínculo dos adolescentes com a ESF de Vila São José; orientar os jovens participantes da Escolinha de Futebol da Vila São José sobre hábitos nutricionais saudáveis e a prática adequada de esportes, no ambiente da UBS de Vila São José; conscientizar os adolescentes da Escola Estadual Mariluza Almeida Florentino sobre os efeitos nocivos do uso de álcool e demais drogas; proporcionar integração entre a comunidade e os profissionais da equipe de ESF, assim como, a realização de práticas saudáveis de atividade física e alimentação com o apoio do projeto Macaíba Saudável.

Metodologia: Através de informações disponíveis pela Sala de Situação da ESF de Vila São José, e da realização das vivências de estudo de demanda e territorialização, orientadas pelo Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva, evidenciou-se a baixa demanda de adolescentes na unidade. Também foi possível verificar um precário vínculo entre esse grupo e os profissionais da equipe da referida estratégia de saúde da família. A partir de um perfil dos adolescentes da comunidade, identificou-se os principais problemas que devem ser combatidos, no intuito de melhorar as condições de saúde dessa população. O fácil acesso às drogas lícitas e ilícitas foi um parâmetro de grande destaque: ao serem questionados, aproximadamente 22% dos jovens participantes da pesquisa afirmaram que já foram convidados ao uso de drogas, evidenciando uma situação de extremo risco. A escola e a Unidade Básica de Saúde, por serem aparelhos sociais de extrema importância foram utilizadas concomitantemente para aumentar a participação dos jovens. Portanto, elaborou-se a “Semana do Adolescente”, como um instrumento vivo, idealizado para abordar a saúde do adolescente, enfatizando inicialmente hábitos de vida saudáveis e o combate ao uso de álcool e drogas.

Durante essa semana foram realizadas diversas atividades, utilizando os ambientes da própria UBS de Vila São José, a escola da comunidade ( Escola Estadual Mariluza Almeida) e o campo de futebol da comunidade. A cada dia um dos objetivos foi alcançado.

Primeiro dia: foi realizada uma exposição dialogada com o time de futebol da comunidade, composto e idealizado pelos próprios adolescentes, sendo abordada o tema de alimentação saudável e prática adequada de exercícios físicos. Para essa atividade os estudantes de Medicina contaram com a participação da nutricionista do NASF.

Segundo dia: sessão de cinema na E.E. Mariluza Almeida, contando com a participação de 80 adolescentes. O filme " Diário de um adolescente", aborda a temática do abuso de álcool e drogas e  foi exibido em duas salas de aula simultaneamente, para alunos dos 6º ao 9º anos e durante a exibição o filme foi servido lanche. Ao término do filme houve uma breve discussão sobre o tema de álcool e drogas.

Terceiro dia: expoisção dialogada sobre álcool e drogas, no pátio da E. E. Mariluza Almeida, realizada pelos estagiários de Medicina e com o apoio do psiquiatra Dr. Gustavo Xavier. Esse momento contou com a participação de cerca de 70 alunos, além dos professores da escola. Após a atividade os jovens mostraram suas potencialidades com apresentações de dança e capoeira.

Quarto dia: foi realizado o Macaíba saudável, projeto do município de Macaíba elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o NASF. Trata-se de uma ação de promoção da saúde com tendas para aferição de pressão arterial e realização teste glicêmico e a presença da educadora física do NASF que ministrou uma aula de ginástica. Esse último momento da semana teve como público alvo toda a comunidade de Vila São José, foi realizado no campo de futebol da comunidade e contou com a participação de toda a equipe da ESF de Vila São José. Foram realizados 120 testes glicêmicos e 80 aferições de pressão arterial. Ao término da aula de ginástica foi realizado sorteio de brindes e um lanche saudável (frutas).

Conclusão: A semana do adolescente se tornou um projeto de grande sucesso, resultando em motivo de orgulho e satisfação para toda a equipe que participou de sua idealização e produção. Os objetivos gerais e específicos foram alcançados.
Apesar do preconceito que existe em relação à faixa etária dos adolescentes, através das atividades realizadas a cada dia de intervenção foi possível comprovar que os jovens são capazes de modificar seus hábitos quando as informações necessárias são fornecidas. A captação dos jovens por meio de atividades que representem prazer como o esporte e a arte (cinema, música, dança), é fundamental para que sejamos capazes de intervir positivamente sobre estes que serão os futuros representantes da Nação.