UBS e Cirurgia Ambulatorial: Uma parceria possível, produtiva e já preconizada

14 votos

Introdução: Projeto de intervenção realizado na cidade de Macaíba-RN, na UBS de Campo da Mangueira,  pelos acadêmicos de medicina  Bruno A. Barbosa do Nascimento, Igor Moreira Hazboun e Stéphano Raydan R. Rocha,  apresentado à disciplina do internato de Saúde Coletiva  da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Esse projeto de intervenção teve como objetivo geral realizar promoção de saúde na área da UBS de Campo da Mangueira, através da implantação de um projeto piloto que visa estruturar o atendimento e realização de pequenas cirurgias na comunidade de campo da mangueira, buscando otimizar os fluxos (referência e contra referência) entre os diversos níveis de atenção do sistema municipal da saúde.

 Assim, baseados na Política Nacional de Procedimentos CirúrgIcos Eletivos de Pequena e Média Complexidade Ambulatorial e Hospitalar no âmbito do SUS, através da Portaria nº 252, de 6 de fevereiro de 2006, redefinida em maio de 2008, com a portaria nº 958;  e na mais recente  portaria 2488 criada dia 21 de outubro de 2011, a qual preconiza que deve-se realizar consultas clínicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, atividades em grupo na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc), foi realizada retirada a cirúrgica de nevos, lesões pré-cancerosas, cistos e lipomas da população selecionada em triagem.

Esses procedimentos podem e devem ser realizados pelas equipes que trabalham nas UBS, a fim de evitar estrangulamento dos serviços dos outros níveis de atenção e, com isso, contribuir para o aumento da resolutividade da Atenção Primária à Saúde (APS).

Metodologia: Critérios de inclusão: pacientes voluntários, residentes na comunidade Campo da Mangueira – Macaíba, usuários do Sistema Único de Saúde, que apresentassem alguma lesão dermatológica.
Critérios de exclusão: pacientes que não atendessem aos critérios de inclusão.
A comunidade Campo da Mangueira, uma das maiores de Macaíba, foi selecionada em virtude da demanda relacionada à pequenas cirurgias, que são procedimentos caracterizados pela não necessidade de anestesia geral, sem internação do paciente. Para cooptar os pacientes, o projeto foi divulgado nas rádios (principalmente a 87 FM Macaíba), amplamente ouvida pela população visada, e os agentes comunitários de saúde que cobriam as microareas respectivas de Campo da Mangueira também foram acionados, proporcioando um levantamento das principais necessidades da população local e servindo como instrumento de pré-triagem.
Foram utilizandos modelos que viabilizassem a realização de procedimentos cirúrgicos através de um processo de triagem auxiliado por um médico assistente. Inicialmente, os pacientes potencialmente cirúrgicos foram atendidos na unidade e selecionados para a cirurgia. Foi elaborada uma ficha-controle desses pacientes com dados como: agente de saúde da microárea, presença de comorbidades, idade, história da doença atual, presença de história familiar de câncer de pele e exame físico da lesão. Os selecionados para a cirurgia também fariam exames como glicemia de jejum e tempo de coagulação, como controle pré-operatório. Os casos duvidosos ou não cirúrgicos eram submetidos à consulta com especialista (Dr Bruno Matoso), como foi contemplado em reunião com SMS, oferecendo mais segurança e eficácia ao nosso projeto de intervenção.
Através de diversas reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde, foi disponibilizado um local apropriado (a unidade de Eloi de Souza), e também todos os materiais e insumos requeridos, estando em concordância com o preconizado pelo Ministério da Saúde e o Caderno de Atenção Primária “Procedimentos” descritos pelo SUS.

Dessa forma, buscou-se organizar, a partir dessa logística de base, mutirões de pequenas cirurgias para os pacientes selecionados, sob a supervisão de um cirurgião (como acordado com a SMS), e requerido pelo Conselho Regional de Medicina(CRM).

Dos pacientes que foram cirurgiados e haviam lesões suspeitas, essas foram encaminhadas para biopsia, usando o sistema de referência já presente no município de Macaíba, com sistema de referência ao laboratório de citopatologia

Conclusão: Foram realizados 33 procedimentos, dos quais,  4 eram cistos sebáceos, 11 fibromas, 5 lipomas, 12 nevos (sendo dois desses displásicos suspeitos de lesão maligna), 1 carcinoma baso celular (CBC). Foram realizados apenas 3 encaminhamentos para biópsia (CBC e nevos displásicos suspeitos de malignidade) com objetivo de diagnostico precoce de lesões malignas e proporcionar melhor qualidade de vida à população em questão.

Com isso, vimos a importância e o impacto que esse tipo de ação gera a nível de atenção básica e esperamos que outras UBS consigam superar as dificuldades (falta de material e capacitação)  e consigam pôr também em prática esse tipo de iniciativa.