HUT amplia numero de transplantes e doações de órgãos e tecidos realizados no Piauí

11 votos

Com o intuito de melhorar a organização do processo de captação de órgãos, o Hospital de Urgência de Teresina Dr Zenon Rocha implantou, em 2009, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), viabilizando a ampliação qualitativa e quantitativa, e oferecendo suporte aos familiares dos pacientes em morte encefálica, sensibilizando e educando os profissionais de saúde e a comunidade sobre a importância da doação.

A comissão é formada por psicólogos, assistentes sociais e enfermeiras, sendo a única comissão atuante do Estado, com funcionamento 24h, para dar cobertura a todas as oportunidades de doação dentro do hospital, identificando os potenciais doadores, promovendo uma entrevista familiar adequada, e melhorando a articulação do Hospital com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos – CNCDO.

Já no primeiro ano de funcionamento da comissão, o HUT passou a responder por mais de 60% das doações de córneas ocorridas em todo o Estado, incrementado o número de transplantes de córneas no Piauí, que teve um aumento de 300% em 2009. Desde sua instauração, a CIHDOTT do HUT já foram realizados mais transplantes de córneas que em quase uma década de funcionamento da Central de Transplantes, com 418 transplantes, em relação aos 339 realizados pela Central de 2000 a 2008.

Segundo a coordenadora da CIHDOTT, Nadja Miranda, “o reflexo deste trabalho é a significativa diminuição da fila de espera de córneas em quase 50% nos últimos dois anos. A média de tempo na fila de espera, que era de 5 anos, passou a 3 anos. A central já está convocando pacientes cadastrados a menos tempo que isso”.

Desde sua inauguração, em 2008, o Hospital de Urgência de Teresina Dr Zenon Rocha, que possui 289 leitos, devido a seu porte e à demanda de atendimento e perfil dos pacientes atendidos, o HUT é o hospital com maior potencial de doação de órgãos e tecidos do Estado.