Câncer de Próstata: Um alerta

11 votos

 O número de casos de câncer de próstata tem aumentado consideravelmente em todo o mundo, configurando-se, na atualidade, como um dos mais importantes problemas de saúde pública mundial.

Recentemente, através da redehumanizaSUS, recebemos uma mensagem de uma usuária, relatando o caso de câncer de próstata do seu marido e a dificuldade de acesso para o tratamento medico indicado. Tal acontecimento me instigou a conhecer um pouco mais sobre a doença , e compartilho aqui alguns dados pesquisados.

O câncer de próstata (CP) é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. A próstata é uma glândula que só o homem possui e se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

 A origem do câncer de próstata  é desconhecida, entretanto, segundo os especialistas, alguns fatores podem influenciar o seu desenvolvimento, entre eles: o fator genético,  que desencadeia uma incidência maior em parentes de pessoas portadoras da doença; o fator hormonal, pois a neoplasia regride significativamente com a castração dos hormônios masculinos. Outro fator muito importante é  a dieta. Dietas ricas em gordura predispõem ao câncer, enquanto que as ricas em fibras diminuem o seu aparecimento.

 No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo, representando cerca de 12% de todas as causas de morte no mundo. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Tal incidência certamente  é resultante de exposição a um elevado numero de diferentes fatores de riscos ambientais relacionados ao processo de industrialização, como agentes químicos, físicos e biológicos – e de exposição a outros fatores relacionados às disparidades sociais.

 Em geral, em suas primeiras etapas, o câncer de próstata não produz sinais nem sintomas, o que torna imprescindível se submeter aos exames preventivos.

E´ recomendado pelos médicos , que todo  homem a partir dos 45 anos deve realizar o toque retal e dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) , principalmente aqueles com história familiar de CP e de câncer de mama, independentemente de sintomas.

Dentre os sintomas mais comuns do câncer de próstata, destacam-se:

·        Fluxo urinário fraco ou com interrupções

·        Urinar com freqüência (principalmente à noite)

·        Dificuldades para urinar ou para conter a urina

·        Incapacidade de urinar

·        Dor ou ardência ao urinar

·        Sangue na urina ou no sêmen

·        Dor persistente nas costas, nas cadeiras ou na pélvis

·        Dificuldade pra conseguir ereção.

Quando o diagnostico e´ feito no inicio da doença permite a tomada de medidas curativas. Assim, e´ importante que a pessoa procure o medico antes dos simtomas, pois tratando-se de um tumor, e deixar para procurar o medico somente quando tiver sentindo alguma coisa, pode ser tarde demais para um tratamento resolutivo.

O cancer de prostata pode ser tratado de diversas maneiras. O metodo escolhido para tratar do tumor depende do seu estagio, velocidade de crescimento, assim como da idade e saude geral do paciente.

Segundo Miguel Srougi ( professor Titular de Urologia da UNIFESP), o câncer de próstata apresenta características bem peculiares. A sua incidência aumenta com a idade, atingindo quase 50% dos indivíduos com 80 anos; e esse tumor, provavelmente, não poupará nenhum homem que viver até 100 anos, afirma o medico.

Em setembro de 2001, a lei 10.289 instituiu o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata. Na implementação dessa lei, diferentes órgãos públicos tratam do assunto, sob a coordenação do INCA.

O INCA observa que, até o momento, não são conhecidas formas específicas para a prevenção do câncer de próstata. Entretanto, acrescenta que a adoção de hábitos saudáveis de vida pode evitar o aparecimento de doenças, entre elas o câncer. Nessa direção, recomenda: praticar atividades físicas, no mínimo, durante trinta minutos por dia; ter uma dieta rica em fibras, frutas, vegetais, leguminosas; reduzir a quantidade de gordura na alimentação, principalmente a de origem animal.