Oficina de Acolhimento para profissionais do CAPS II

10 votos

    A Assessoria Municipal de Humanização em parceria com a coordenação de Saúde Mental realizou nos dia 01 e 02/03 a 1ª Oficina de Acolhimento para profissionais do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS.
    Este serviço está recém implantado no município de Boa Vista, e o objetivo é sensibilizar sobre o dispositivo da Política Nacional de Humanização o “Acolhimento”, bem como discutir propostas e sugestões com o objetivo de intervir na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde para o público alvo.
    No Plano Municipal de Saúde, a Humanização é uma das diretrizes prioritárias. E como parte das ações está prevista a implantação do Acolhimento com base na PNH, em todas as unidades de saúde, e de forma gradual, a partir de qualificação dos profissionais de saúde e reorganização dos processos de trabalho.
    A Assessoria também tem realizado reuniões para discutir a implantação desse dispositivo da PNH no Hospital da Criança Santo Antônio e unidades básicas de saúde, como forma de integrar e qualificar a Rede de Serviços de Saúde do município.
   O Acolhimento como dispositivo tecno-assistencial permite refletir e mudar os modos de operar a assistência, pois questiona as relações clínicas no trabalho em saúde, os modelos de atenção e gestão e as relações de acesso aos serviços. Avaliar riscos e vulnerabilidade implica estar atento tanto ao grau de sofrimento físico quanto psíquico.