Doenças Negligenciadas: É Buscando na Comunidade Que a Gente Encontra. Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios.

13 votos

Introdução:

Este foi um projeto de intervenção realizado no município de Macaíba, pelos Doutorandos Giovanni Galeno e Raphael Dantas, sob a preceptoria do Dr. Honório Henrique e Tutoria da Profª Drª Ana Tânia e Profª Msª Vilani Nunes, no qual foi realizado uma busca ativa de pacientes com sintomas de tuberculose.
A distribuição da tuberculose é mundial, com tendência crescente da morbidade e mortalidade nos países subdesenvolvidos e ainda mais com o surgimento da AIDS, em 1981, observa-se um crescente número de casos notificados de tuberculose em pessoas infectadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
Estima-se que 1/3 População Mundial está infectada e com risco de desenvolver tuberculose. De 5 a 10 % das pessoas infectadas vão desenvolver a doença em algum momento de suas vidas. O Brasil ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.
Estima-se uma prevalência de 50 milhões de infectados no país. Segundo dados do SINAN, são notificados anualmente 85 mil casos novos (correspondendo a um coeficiente de incidência de 44/100.000 habitantes, em 2001; até 2008 houve queda para 37/100.000 habitantes) no Brasil. Houve uma queda de 6 mil óbitos em decorrência da doença para 4,5 mil óbitos por ano no mesmo período considerado.
Para o município de Macaíba-RN, temos a incidência de tuberculose na série 2007-2011 de 125 casos, sendo o ano de maior incidencia 2010 (34 casos).Na UBS Eloy de Souza, foram diagnosticados 04 casos de tuberculose no ano de 2011, sendo 03 casos da forma pulmonar (uma associada a HIV/AIDS) e 01 caso de tuberculose extra-pulmonar (óssea). Ainda em seu território, antes do advento da UBS, houve o diagnóstico de mais 02 casos de tuberculose: uma forma pulmonar, no ano 2005; e outra, forma extra-pulmonar (pleural), no ano 2009.

Metodologia:
Foi acordado com a equipe ESF o compromisso de colaborar com a busca ativa dos sintomáticos respiratórios do seu território adstrito. Para tanto, foi realizado o levantamento dos endereços dos pacientes tratados ou em tratamento (Casos Guia), para avaliá-los, bem como o seus contactantes diretos, além da demanda dos demais sintomáticos identificados na rotina do serviço.
As agentes comunitárias de saúde se dispuseram para a realização das visitas domiciliares e o médico preencheu de antemão a solicitação dos exames, como radiografia de tórax, teste tuberculínico (PPD) e baciloscopia de escarro (02 amostras).
As visitas domiciliares levaram 03 dias de trabalho, tendo se percorrido 13 ruas e 48 residências no total.

 

Resultados
Foram identificados 09 sintomáticos respiratórios altamente sugestivos de terem desenvolvido tuberculose. Trata-se de 05 homens e 04 mulheres, sendo 01 usuário ex-paciente tratado de tuberculose há 07 anos (forma pulmonar), 04 contactantes de casos tratados ou em tratamento e 04 não contactantes de tais casos.
Foram solicitados 08 radiografias de tórax, baciloscopia de escarro (02 amostras) para 05 usuários e PPD para apenas 01, lembrando que 01 usuário recusou o atendimento.

Bibliografia:
BRASIL, Ministério da Saúde. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil. Brasília; MS, 2011.

SILVA, C.J.F. et al. Busca ativa de Hanseníase e Tuberculose atendidos pelos agentes comunitários de saúde de um posto de saúde no município de Barreiras – BA. Disponível em: <https://www.fasb.edu.br/revista/index.php/conquer/article/viewFile/85/62> acessado em 16/03/2012.