O Público e o Privado na Saúde: Sicko SOS Saúde

12 votos

  Na disciplina de Psicologia da Saúde foram apresentado alguns filmes, aos quais nos foi proposto escolher um ou mais e fazermos um comentário. O que mais me chamou a atenção foi Sicko SOS Saúde, que nos mostra o drama de várias pessoas que possuem planos de saúde nos Estados Unidos e em outros países; pode-se dizer que o SUS nos dá melhores condições que os planos de saúde dos Estados Unidos.
O programa SOS Saúde crítica os Estados Unidos por não possuírem um sistema de saúde pública, apesar de ser um país com grande potência econômica. Pessoa com problemas gravíssimos de saúde tem seus pedidos negados para exames e tratamentos. Muitos abrem mão de outras coisas para pagar um plano de saúde e quando precisam não podem utilizar.
Funcionários das seguradoras de saúde, admitem serem obrigados a negar as solicitações dos clientes; muitos dizem sentir-se mal em ter que fazer isto, mas precisam do emprego. Sabem que muitas pessoas já morreram em decorrência das negações feitas por eles e sentem-se frustrados.
Aos donos de seguradoras de saúde nos Estados Unidos o que eles fazem é um crime mas o que importa para eles é que suas contas bancárias aumentam a cada dia; quando o que aumenta para os clientes são a tristeza e a incerteza de que será que algum dia vão ter pelo menos um pedido aceito.