Programa Odontológico da Evangelina Rosa recebe premiação

14 votos

 
O projeto de Extensão “Programa Preventivo para Gestantes e Bebês- PPGB” da Universidade Federal do Piauí, com ações desenvolvidas no Instituto de Perinatologia da Maternidade Dona Evangelina Rosa –MDER foi escolhido o melhor projeto de extensão da região Norte e Nordeste. A premiação aconteceu durante o Congresso OndontoPet, realizado em Fortaleza entre os dias 12 e 14 de abril.

Instituído no ano de 1997, o PPGB foi pioneiro ao criar um projeto de extensão voltado para grávidas e recém-nascidos. De cunho preventivo, o projeto é executado por acadêmicos do curso de graduação e mestrado em odontologia da UFPI. Todos com supervisão de professores.

O atendimento acontece em três etapas, passando pela orientação das mães durante a gravidez, com palestras educativas, aos primeiros cuidados bucais do recém-nascido. Depois disso, as mães são convidadas a voltar no período de nascimento do primeiro dente do bebê. O ideal é que a primeira consulta odontológica do recém-nascido aconteça ainda no primeiro mês de vida.

O atendimento acontece, de segunda a sexta, no período da manhã, em uma sala do Instituto de Perinatologia da Maternidade Dona Evangelina Rosa –MDER, no Piauí. As mães que procuram o serviço recebem todas as orientações para evitar que problemas bucais interfiram na gravidez. “É importante que a mulher grávida esteja na plenitude da sua saúde bucal, pois existe ligação entre os problemas de gengiva da mãe e o nascimento de bebês com baixo peso. Além disso, a mãe é a primeira via de transmissão de problemas bucais para o bebê”, explica a coordenadora do PPGB, Lúcia de Deus Moura.

Além de orientações, as crianças que apresentarem problemas bucais leve são submetidas ao Tratamento de Restauração Atraumático.

Por Carolina Durães
Assessoria de Comunicação