Preconceito é o principal problema enfrentado por ciganos no país
Este encontro realizado em Brasilia, foi na verdade um marco histórico para a comunidade cigana, que dentro de suas caracteristicas pode manifestar as suas carências frente ao sistema de saúde.
Ciganos de várias partes do pais e de diferentes clãs, poderam de fato encaminhar algumas das necessidades existentes, para um atendimento de qualidade e de direito dos povos ciganos.
Quero salientar que diante as especificidades da etnia, a abordagem para direcionar o evento, foi de uma compreensão , e de uma extrema preocupação para que tudo acontecesse de forma mais natural, deixando a comunidade á vontade nas suas intervenções e manifestações.
Penso que foi muito produtivo no sentido que de fato conseguimos expressar as condições e situações da comunidade de norte a sul deste pais, e veja bem, com o olhar da disposição e vontade de fazer melhor do SUS e do jeito cigano de ser.
Aspectos relevantes deste encontro :
* A participação da mulher cigana
* Abertura do governo para a fala cigana
* Disposição dos pesquisadores na area da saude,bem como antropologos , historiadores, e movimentos sociais.
* Os encaminhamentos referentes a saude cigana
* Organização da comunidade para o bem comum, deixando as diferenças internas de lado.
* O despreendimento e a dedicação de todos os envolvidos na construção e execução deste projeto;
* O reconhecimento ao Movimento Negro ,no sentido de exemplo a ser seguido para desenvolvimento e construção do Movimento Cigano.
* E claro a musica e alegria do povo cigano!!
O que resta é construir juntos uma forma de poder interagir nas duas frentes , onde todos nós envolvidos sairemos ganhando.
_ O SUS CONSEGUIU UNIR rONS E kALONS, ESTE MOMENTO É HISTÓRICO!
Por Luciane Régio
Oi, Lori,
Obrigada por trazer este importante encontro em Brasília para a RHS. Penso que podes ampliar esta conversa, contando-nos mais sobre os "aspectos relevantes" que bem citas acima, abrindo mais as questões de envolvem tanto a valorização deste povo lindo, quanto as dificuldades que encontram em preservar sua cultura neste país. A música cigana me encanta!! Querida, um abraço da irmã de alma cigana também do RS…
Luciane
Coletivo de cuidadores da rhs
[diminui um pouco a foto para que aparecesse toda, espero que não se importe…]