Preconceito é o principal problema enfrentado por ciganos no país

11 votos

   Este encontro realizado em Brasilia, foi na verdade um marco histórico para a comunidade cigana, que dentro de suas caracteristicas pode  manifestar as suas carências frente ao sistema de saúde.

   Ciganos de várias partes do pais e de diferentes clãs, poderam de fato encaminhar algumas das necessidades existentes, para um atendimento de qualidade e de direito dos povos ciganos.

    Quero salientar que diante as especificidades da etnia, a abordagem para direcionar o evento, foi de uma compreensão , e de uma extrema preocupação para que tudo acontecesse de forma mais natural, deixando a comunidade á vontade nas suas intervenções e manifestações.

   Penso que foi muito produtivo no sentido que de fato conseguimos expressar as condições e situações da comunidade de norte a sul deste pais, e veja bem, com o olhar da disposição e  vontade de fazer melhor do SUS e do jeito cigano de ser.

    Aspectos relevantes deste encontro :

    * A participação  da mulher cigana

    * Abertura do governo para a fala cigana

    *  Disposição dos pesquisadores na area da saude,bem como antropologos , historiadores, e movimentos sociais.

     *  Os encaminhamentos referentes a saude cigana

     *  Organização da comunidade para o bem comum, deixando as diferenças internas de lado.

    * O despreendimento e a dedicação de todos os envolvidos na construção e execução deste projeto;

    *  O reconhecimento ao Movimento Negro ,no sentido de exemplo a ser seguido para desenvolvimento e construção do Movimento Cigano.

       * E claro a musica e alegria do povo cigano!!

 

   O que resta é construir juntos uma forma de poder interagir nas duas frentes , onde todos nós envolvidos sairemos ganhando.

 

 

_ O SUS  CONSEGUIU UNIR rONS E kALONS, ESTE MOMENTO É HISTÓRICO!