Prêmio VICTOR VALLA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

17 votos

Queridos afetos, trazer um pouco do que acontece nesse cotidiano SUS e fazer com que a gente acredite na potência do nosso trabalho, de todos os nossos investimentos pessoais, profissionais, e, muitas vezes os contras-investidas em nossa própria saúde, pq cá entre nós: a gente dá até o sangue e, dizer sim que vale a pena por todas as nossas conquistas.

E agora chega todo um povo, que está inclusive na rede, mostrando todo essa potência e, que teve agora reconhecida sua trajetória muito nos alegra. Por isso não poderia deixar de dividir nessa rede a alegria de ver na listagem dos reconhecidos e premiados por essa edição entre eles:


Verinha Dantas

Elias dos Santos

Ray Lima

Shirley Monteiro de Melo

Luciane e Adriana Régio Martins

 

Alguém também premiado e que participe dessa rede, por favor inclua nessa roda e divulgue seu trabalho.

   Nossos PARABÉNS E NOSSO MUITO OBRIGADA POR PARTILHAREM CONOSCO ESSA LINDA E BELA TRAJETÓRIA.

Esse prêmio nos dá um belo fôlego para seguir a trajetória!!!!!!

  Estamos todos muito felizes!!!!!

 Com carinho

Cláudia Peju 

(abaixo, vc encontra o que nos diz o site do ministério da saúde com as informações do prêmio o ano que vem tem mais)

 

 

A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde apresenta o Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde, em reconhecimento ao trabalho deste professor, pesquisador e militante social.

Organizado em parceria com o GT de Educação Popular e Saúde da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a iniciativa tem por finalidade apoiar e contribuir com o fortalecimento dos grupos, coletivos, movimentos populares e acadêmicos, assim como dos serviços de saúde que, democrática e dialogicamente, desenvolvem ações de Educação Popular em Saúde fortalecendo a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (ParticipaSUS). Visa também valorizar as práticas tradicionais e populares de cuidado em saúde que preservam os princípios da integralidade e humanização, as práticas que se utilizam da arte e da cultura como ferramentas de educação e promoção da saúde.

Victor Vincent Valla (1937-2009), pesquisador Emérito da Fundação Oswaldo Cruz, foi responsável pela consolidação da relação entre Educação Popular e a Saúde. Valla deixou um legado que inspira a reflexão sobre os modos de viver e produzir saberes das classes populares e suas relações diretas com a saúde. Sua obra é uma referência significativa para as práticas de gestão participativa, cuidado e promoção da saúde no SUS.