Alguns dados sobre a RHS…

15 votos

Nosso companheiro Marco Pires publicou, hoje, um interessante post Analisando a Rede

Neste post, levanta uma série de hipóteses sobre o "comportamento" da nossa RHS e faz uma série de análises (boa parte delas puramente intuitivas, mas de uma intuição, sem dúvida, aguçada através de sua experiência no mundo das redes eletrônicas). Vale a pena a leitura!

Marco também levanta algumas boas questões e pede mais dados sobre o desempenho da RHS para que possa alcançar uma compreensão mais fina do que ela representa no mundo web.

O presente post é, portanto, uma pequena resposta às suas demandas, mesmo que só consiga responder uma pequena parte de suas dúvidas. Mas acho que já permitirá uma visão mais refinada do nosso desempenho enquanto Rede…

*

Primeiramente, destaco que, ao longo dos mais de quatro anos de existência da RHS, já realizamos algumas análises desse tipo. Elas estão todas sempre disponíveis na página de Estatísticas.

Desta vez, farei menos uma análise e muito mais uma apresentação de alguns dados descritivos, abrindo a possibilidade de cada um fazer suas próprias análises, ou melhor, de fazermos a análises destes dados coletivamente, compartilhando-as nos comentários deste post (conto contigo, Marco!). Obviamente, se houver dúvidas na interpretação dos dados apresentados abaixo, estamos aqui para procurar esclarecer.

Extraí um conjunto de dados mais facilmente disponíveis (sem demandar recortes mais "avançados"), procurando, tanto quanto possível, responder mais diretamente às questões levantadas pelo Marco e oferecendo dois recortes temporais: dados dos quatro anos de existência da RHS e dados do mês de março deste ano (2012), para que a comparação permita intuir algumas tendências atuais.

*

A RHS entrou no ar no dia 22 de fevereiro de 2008. Em seus três primeiros meses de existência praticamente só foi utilizada pelo Coletivo Nacional de técnicos e consultores da Política Nacional de Humanização, representando uma fase em que a nova ferramenta passou por um processo de "design colaborativo" e de ajustes no seu funcionamento. A atividade neste período não foi monitorada e não está contada nos números apresentados a seguir. A RHS abre-se para o mundo web a partir de maio de 2008 e sua atividade vem sendo monitorada pelo Google Analytics desde junho de 2008.

Nestes quase quatro anos de atividade monitorada, a RHS recebeu mais de 1,14 milhões de visitas de mais de 877 mil pessoas, que visualizaram mais de 2,5 milhões de páginas. Os números exatos, extraídos do Google Analytics, estão sintetizados abaixo:

Neste semestre, nossa Rede vem batendo alguns recordes históricos de visitação. Depois de ter estacionado por cerca de dois anos (2010-2011) num patamar de cerca de 35 mil visitantes individuais realizando cerca de 40 mil visitas por mês (uma média de 1000 a 1200 visitas/dia, nos dias úteis), saltamos em 2012, depois do Carnaval, para cerca de 40 mil visitantes individuais, realizando cerca de 50 mil visitas po mês (uma média de 1800-2000 visitas/dia, nos dias úteis). Veja abaixo os dados de março de 2012:

Marco, você está certo em supor que o aumento se deva à crescente relevância da RHS entre os resultados de buscas via Google e buscadores congêneres. Note nesta comparação entre os dados globais e os dados do mês de março deste ano, que conforme o número de acessos direcionados por sites de busca aumenta, o número de páginas por visita, bem como a duração média das visitas cai.

Para especificar melhor os dados sobre a origem de tráfego na RHS, apresento duas "pizzas" (total e março 2012):

Total

Março 2012

Explicando as informações acima: há uma clara tendência de aumento do tráfico gerado por motores de busca (search traffic) e por referências geradas a partir de links para a RHS em outros espaços da web, como outros sites e emails (referral traffic); o que vem caindo, ou melhor, se "diluindo" em meio à avalanche de outras formas de acesso à Rede, é o tráfego direto, isto é, acesso gerado pela "digitação" da URL da RHS diretamente no browser (navegador).

Para encerrar esse conjunto de dados gerais de visitação, a curva de visitas destes quatro anos, onde se pode observar o seu comportamento sazonal, seguindo os ritmos do trabalho, sua tendência a aumentar o número de visitas no segundo semestre, o seu crescimento progressivo até 2010, o estacionamento no mesmo patamar de visitações em 2010 e 2011 e a clara tendência de crescimento que estamos observando neste semestre. Para melhor visualizar, clique na imagem que ela será aberta maior numa outra janela:

 

 

Marco levanta uma série de questões sobre o número de visualizações de cada post, a duração de cada visita, o número de visitas realizadas por cada visitante, as palavras-chave utilizadas nas buscas para acessar os posts mais visualizados, o papel das redes sociais como fonte de tráfego, entre outras questões interessantes e importantes para quem deseja otimizar o uso da Rede e aumentar a visibilidade de suas publicações.

Em função destes questionamentos, selecionei um conjunto de gráficos e tabelas mais facilmente disponíveis no Google Analytics para ampliar essa percepção entre os usuários da Rede.

Como já disse, em função da falta de tempo, não farei maiores análises, que, aliás, podem muito bem feitas por todo curioso e interessado, com a ajuda de usuários mais tarimbados como o Marco. Mas, na medida dos meus próprios conhecimentos e com a ajuda de companheiros altamente qualificados em "webanálises" e que nos apoiam neste nosso projeto de rede social, como Dalton e Dani, vamos nos próximos dias exclarecendo eventuais dúvidas e aprofundando o debate sobre esses dados…

Primeiramente, as 10 palavras-chave mais utilizadas nas buscas que geraram visitas à RHS (sempre para os quatro anos e para março de 2012; e sempre podendo clicar na imagem para ampliá-la, quando sua visualização for difícil no próprio post):

Total

Março 2012

 

Alguns dados sobre o tráfego gerado pelas redes sociais. Esse tipo de tráfego só passou a ser significativo de julho do ano passado pra cá e o Facebook é disparado o campeão:

Total

Março 2012

 

Vejam, agora, as 10 endereços (páginas) da RHS mais compartilhados na web, o que, obviamente, tem uma correspondência com alguns dos posts e páginas mais visitadas da RHS:

Total

Março 2012

 

Como era de se esperar, a URL mais compartilhada é a homepage da RHS! Também já sabemos que a página com as Cartilhas da PNH é uma campeã de acessos (node/57). Em março deste ano, a nova página com a relação de Bibliotecas no país que dispõe de material da PNH também passou a constar entre as mais compartilhadas (node/12414).

Apenas para facilitar a checagem dos posts mais compartilhados da RHS em toda sua história e no último mês de março, destaco seus links abaixo. Vejam os números de leituras dos posts mais visitados da RHS: são astronômicos!

O post mais visitado de todos os tempos foi publicado nos primeiros meses de existência da RHS (21/06/2008), não é exatamente um sucesso entre os membros mais ativos da comunidade RHS, mas o título é muito significativo para as buscas do Google (eis a explicação do sucesso!) e, por isso, já recebeu 32.275 "leituras":  A Humanização hospitalar

Os dois outros posts mais visitados são:

Reflexão sobre o filme: Sicko SOS SAÚDE, publicado em 03/04/2009 por Carine Gonzatti (28.984 "leituras").

"Protocolo de Manchester" ou/e Acolhimento com Classificação de Risco?, publicado em 16/09/2008 pela nossa companheira Ana Rita Trajano (23.703 "leituras").

 

No último mês de março, os posts da RHS mais compartilhados na web foram:

A verdadeira reforma sanitária, publicada em 24/07/2009 pelo Bruno Aragão.

O SUS e seus problemas reais, publicado em 20/06/2009 pelo Douglas Calheiros Machado.

Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, publicado em 05/08/2011 pelo wagcst.

 

Note que nenhum deles foi produzido no próprio mês de março, alguns são bem antigos e também constam entre os campeões de visitas. Isso reforça a tese do Marco de que as visitações massivas nas nossas páginas são geradas pelo motores de busca. São os "googles", os principais responsáveis pelo número de leituras dos posts, que aumentam com o seu tempo de vida. Como já sabíamos e já comentamos em análises anteriores, nossas publicações e conversas estão continuamente produzindo um imenso acervo de material sobre o SUS, sobre humanização da saúde e outros assuntos correlatos. Provavelmente, o maior acervo de conteúdos sobre estes temas disponíveis, hoje, na web!

Por outro lado, esse material é produzido por uma comunidade relativamente restrita, embora de um tamanho já nada desprezível. Dos mais de 10.200 usuários cadastrados na RHS, cerca de 660 já publicou pelo menos um post (dos quase 3.500 posts já publicados) e um número um pouco maior (número exato não disponível no momento) já publicou pelo menos um comentário.

Podemos ver nos gráficos mais abaixo (de interpretação um pouco mais complexa) que há um número bastante restrito de pessoas que frequenta intensamente as páginas da RHS, realizando mais de 15 visitas por mês, algumas chegando a mais de 200 visitas por mês. Esse é um padrão comum nas redes sociais! Por estes e outros dados, estimamos que essa comunidade, que responde pelo grosso da atividade mensal da RHS gire em torno de 80 a 100 pessoas (a lista da RHS que corresponde, grosso modo, à comunidade que poderia votar nos posts, gira em torno de 500 pessoas).

A conversação cotidiana produzida por essa centena de pessoas segue um padrão parecido com o do Facebook, já que os posts que são indexados na página principal seguem um turn-over semelhante ao da mais portentosa rede social do planeta! Como você mesmo disse, Marco: a gente só consegue ler e participar mais ativamente das conversas (que já alcançaram uma rotatividade considerável), se acessarmos mais cotidianamente o site da RHS. Se ficarmos alguns dias sem acessá-lo, muitos posts já terão ido para as páginas subsequentes à página inicial…

Notem também, nos gráficos abaixo, que em 50% das páginas visualizadas, a duração da visita é superior a 3 minutos e em quase 15% é superior a meia hora! Esse dado é bastante significativo! Isso siginifica que metade das 2,5 milhões de páginas visualizadas foram visualizadas por pelo menos três minutos. Analisando esse dado e considerando-o "no atacado", certamente podemos inferir que há uma considerável relevância de nossos conteúdos para aqueles que acessam nossa Rede.

Total – número de visitas

Total – duração das visitas

Março 2012 – número de visitas

Março 2012 – duração das visitas

 

Caríssimos humanautas,

Essa é apenas uma rápida apreciação do que a RHS vem representando, através de alguns indicadores numéricos.

O significado desses números (sua análise) ainda pode ser muito mais explorada. Divirtam-se! E compartilhem suas leituras nos comentários abaixo!

Mas como sempre disse, a cada vez que apresentei esse tipo de dado por aqui, apesar de expressivos, eles não traduzem mais do que uma pequena parte do significado que essa Rede possui para cada um de nós que lutamos por um SUS de qualidade e humanizado e que, neste espaço, temos nos fortalecido, feito encontros maravilhosos, encontramos acolhimento e eco para nossos sonhos e angústias, nossas ideias mais simples ou ousadas e experimentações maravilhosas, que inventam a cada dia o SUS que buscamos.

Grande abraço a todos os companheiros que têm colaborado na PRODUÇÃO DESSE GRANDE BEM COMUM!