XVI Fórum Regional de Saúde Mental

13 votos

 Este ano fez 11 anos da nossa Lei 10.216 que define a Reforma Psiquiátrica, buscando efetivar a reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferindo o foco do tratamento da instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos. Nesse contexto, comemoramos no dia 18 de Maio o processo da Luta Antimanicomial, derivado de diversos eventos políticos nacionais e internacionais.
Dentre as várias festividades em comemoração a luta, participamos (Equipe da Residência Multiprofissional Integrada em saúde da UFSM – linha de cuidado Saúde Mental) hoje (15/05) do XVI Fórum Regional de Saúde Mental no Município de Candelária com o tema “Carnaval e Saúde Mental”. O Fórum Regional de Saúde Mental acontece há 16 anos com os municípios da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, onde usuários, familiares, profissionais de saúde, autoridades e convidados se reúnem cada ano em um Município da Regional para a comemoração da Luta Antimanicomial. È importante ressaltar que os responsáveis pela saúde mental de cada município desta região se reúnem uma vez por mês para discutirem sobre a Saúde Mental e todos os anos, próximo ao dia 18 de maio, realizam uma belíssima comemoração em homenagem a luta.
O XVI Fórum Regional de Saúde Mental no Município de Candelária com o tema “Carnaval e Saúde Mental” foi um evento grandioso para a Saúde Mental da região, muito bem organizado e refletindo de maneira positiva as ações desenvolvidas pelos profissionais de saúde mental da região. Em conversa com a Coordenadora da Saúde Mental da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde a mesma nos informou que neste ano o movimento teve uma idéia maravilhosa que foi o de “mostar a cara”, “sair para rua”, pois durante os 16 anos do Fórum o grupo reunia-se e faziam a festa dentro de algum local fechado. Neste ano além das comemorações no Sindicato de Candelária ocorreu o desfile na Avenida principal do Município de Candelária. A cidade literalmente parou para ver e aplaudir o Desfile do Fórum. Foi um momento muito emocionante onde usuários, familiares, profissionais dos serviços de Saúde Mental, autoridades e convidados celebraram a Luta Antimanicomial e os princípios da Reforma Psiquiátrica. Em um dado momento do desfile usuários gritavam “Saúde não se vende e loucura não se prende”. Foi muito gratificante ver principalmente no rosto dos usuários a felicidade, a alegria de estar participando daquele momento, a motivação e o grito pela Igualdade, pela Inclusão Social, Justiça e Cidadania.
Com certeza foi uma participação que ficará marcada em nossa memória pelo resto de nossas vidas e que nos dará força para refletir nossas práticas enquanto profissionais de saúde e lutar em prol dos nossos usuários na garantia de seus direitos.
Diante disso, acredito que enquanto profissionais da Saúde Mental “O momento em que vivemos é um momento pleno de desafios. Mais do que nunca é preciso coragem, é preciso ter esperanças para enfrentar o presente. É preciso resistir e sonhar. É necessário alimentar os sonhos e concretizá-los dia-a-dia no horizonte de novos tempos mais humanos, mais justos, mais solidários”. (IAMAMOTO, 2009).