Piauí se une a movimento para criar o “Dia Mundial de Doação de Leite Humano”

12 votos

 Acontece neste sábado (19), na área de lazer da Ponte Estaiada, uma manhã de atividades realizadas pelo Banco de Leite da Maternidade Evangelina Rosa- MDER para apoiar a criação do “Dia Mundial de Doação de Leite Humano”. A partir das 7 horas, a equipe do Banco de Leite estará realizando atividades físicas, entregando panfletos e prestando orientações à população acerca da doação de leite humano. No final, haverá um café da manhã de confraternização.

O movimento em Teresina faz parte de uma mobilização entre países Iberoamericanos, envolvendo estados e municípios brasileiros, para instituir a data em 19 de maio como o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. No Brasil, os Bancos de Leite Humano estão em mobilização pela mudança da data do “Dia Nacional de Doação de Leite Humano” e criação do “Dia Mundial de Doação de Leite Humano” e, por isso, estão programando eventos em seus municípios e estados, para divulgar na sociedade a importância da doação de leite humano.

A campanha traz como tema “Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece!”. O evento tem apoio institucional da Rede FIOCRUZ , do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. “Pretendemos sensibilizar a comunidade, e em especial as mães que amamentam, sobre a importância do aleitamento materno e a doação do leite excedente”, destaca a coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Vanessa Paz.

O evento também tem como proposta reforçar a campanha “Faça Parte do Clube 2 x mãe” lançada em janeiro deste ano pelo diretor da Maternidade, Francisco Martins. Atualmente, cerca de 80 bebês prematuros que nasceram na MDER precisam da doação de leite humano para sobreviver.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa-MDER possui o título “Hospital Amigo da Criança” oferecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através do Unicef. Entre os critérios para a concessão deste título, está o incentivo ao aleitamento materno.

Por Carolina Durães
Assessoria de Imprensa