7º Mental Tchê: “A gente é normal, a gente é igual”.

10 votos

Momentos emocionantes no 7º Mental Tchê! Fórum importante que acontece em São Lourenço do Sul/RS. Usuários de servicos de Saúde Mental, familiares, trabalhadores de saúde… em suas palavras:

           

            "A GENTE É NORMAL,

                   A GENTE É IGUAL"

                                                                (usuária)

 

"É preciso fazer mais esforço para que as pessoas não fiquem mais lá dentro" – (L., em apelo aos trabalhadores de saúde presentes, referindo-se ao Hospital Psiquiátrico São Pedro/POA).

 

"Ter sua vida e seguir lá fora… A pessoa entra lá dentro, o povo pensa que é louco e tem que ficar morando lá dentro. Ter cuidados lá fora, sua moradia lá fora… Eu morei lá dentro não porque eu não tinha como viver lá fora, não tinha era família que ficasse comigo, por isso eu vivi na morada São Pedro. Eu me esforcei para morar aqui fora, ter a vida aqui fora. Morei ali porque eu não tinha onde morar. Ter minha casa, ter minha filha com eu tenho hoje, e… tô criando minha filha… as pessoas achavam que eu ia jogar ela fora, matar, e eu tenho minha filha, me esforcei para ter ela. As pessoas não acreditavam que eu conseguiria". (L.)

 

"Hoje eu preciso de pouca ajuda e posso ajudar quem tá lá dentro. Não era como o povo pensava… Pensavam que eu não podia trabalhar e viver lá fora…" (L.)

 

"Eu fui a primeira a sair do hospital (HPSP/POA). Faz 18 anos que eu saí. Participei do Projeto (referindo-se ao De Volta Pra Casa). Nunca mais internei. As casas nem existiam ainda (referindo-se às casas/moradias, que hoje existem no fundo do HPSP, separadas apenas por um portão…). Eu tenho minha casa, não preciso de ajuda. Trabalho no Centro Administrativo (CAFF/POA), ajudando a montar os processos. Eu tenho tudo que é de bom em casa, não me falta nada, tudo conquistado por mim". (E.)

 

"Não é fácil conviver com um usuário de drogas em casa, sem o CAPS. Eu não sei se iria aguentar, mas com amor e paciência, acreditando que um dia tudo vai melhorar… não é fácil conviver 24h com alguém assim. Hoje, ele está aqui comigo participando." (V.,familiar)

 

"Não é fácil conviver 24h com ninguém. Nem com um bebê. A mãe descansa quando o filho dorme…" (S./SES).

 

"A discriminação i. Ser deixado de lado… a família dizia: hoje ela tá amolada e não vem… (referindo-se às festas que só os familiares participavam e ela ficava em casa). Hoje, eu me sinto incluída, eu trabalho, tenho minha vida". (M.)

 

"Será que nossa família sabe tratar? Não sabem. Um grande passo foi colocar o grupo para familiares". (V.)

 

"Às vezes, a família mais atrapalha do que ajuda. Deixei de pensar que era uma sem-vergonhice."(N., mãe de usuário de crack)

 

"Quem viveu o São Pedro (Hospital Psiquiátrico São Pedro/POA/RS), ainda tem um São Pedro dentro de si". (S., coord. da mesa/SES)

 

"A E. (primeira a sair do HPSP) curtiu a primeira conta de luz, o primeiro carnê que teve para pagar… Fez reforma da cozinha com o dinheiro do De Volta Pra Casa…"(S.,coord.da mesa/SES)

 

"Soliedariedade. Registrar que o outro existe. Pacto ético e amoroso, de soliedariedade". (S./SES)

 

"Eu era obrigada a fazer injetável de Haldol e mesmo com Biperideno eu impregnava. Eu não consegui ficar no CAPS porque chegava na hora da medicação, a gente batia de frente. Faço um apelo a um CAPS para me acolher, que converse comigo". (usuária, plenária livre)

 

"Nós somos iguais a todos ai fora, talvez os de fora não são iguais a nós, porque nós somos espontâneos, somos livres". (usuário, plenária livre)

 

"A loucura é uma forma avançada de pensamento. Eu me arrisco a dizer que não sou só uma cuidadora, eu sou cuidada, com o toque de carinho de cada um. Nunca vou  me arrepender de ser uma mentaleira, de ter adotado uma postura anti-manicomial. Sou muito feliz em ser uma mentaleira". (E., Téc. Enf. de CAPS, plenária livre)

 

"Muitas pessoas pensam que os psiquiatras e os psicólogos servem para tratar os loucos, mas eles tratam pessoas que passam por problemas, dificuldades". (usuária, plenária livre)

 

"É uma luta para conquistar a liberdade".

                                                                              (usuária)