G.T.H inicia “roda” para processo de educação permanente.

11 votos

A Educação Permanente parte do pressuposto da aprendizagem significativa (que promove e produz sentidos) e propõe que a transformação das práticas profissionais deva estar baseada na reflexão crítica sobre as práticas reais de profissionais reais em ação na rede de serviços (Brasil, 2003).

Essa visão de Educação na saúde é que vem constituindo as novas políticas de saúde, onde um novo olhar vem sendo proposto, e dentro desse contexto que o Grupo de Trabalho Humanizado da Santa Casa de Penápolis vem propor a criação de um núcleo específico para refletir as questões propostas pela Educação Permanente.

O presente projeto é conhecido pelo Ministério da Saúde e vem sendo trabalhado em outras instituições com o nome de “Roda para Educação Permanente”, onde poderemos em um grupo identificado pela ideia trabalhar focado em identificar problemas: Ampliar o conhecimento; Desenvolver competências específicas e da equipe; Buscar soluções: colocá-las em prática e avaliá-las.

Para isso, o grupo será responsável pela condução dessas estratégias onde de início será realizado um projeto piloto visando uma atuação para avaliarmos os resultados. E tal projeto após primeira reunião já teve seus efeitos positivos. E nesse momento o grupo pensou em resolver os problemas de participação da equipe de enfermagem nos treinamentos, e para isso foi construido um pequeno questionário para levantar as necessidades de um setor piloto, onde os pofissionais vão poder expor o seu desejo que treinamento.

É uma nova etapa que se inicia dentro da instituição, buscando a participação de todos no processo de mudança, de forma descentralizada.