Politica Nacional de Humanização no Estado de Mato Grosso

12 votos

Acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de julho de 2012 na Escola de Saúde Pública o IV módulo do 1º Curso Estadual de Formação de Apoiadores da Política Nacional de Humanização.
  O evento encerra um ciclo de formação de apoiadores da PNH, que iniciou em maio de 2011 pela Secretaria de Estado de Saúde através da Superintendência de Políticas Públicas de Saúde/Coordenadoria de Promoção de Saúde, totalizando uma carga horária de cento e sessenta horas (160) divididas em 80 horas presenciais e 80 de dispersão.
Com o objetivo de formar novos apoiadores e ampliar o número de agentes (trabalhadores e gestores) que fomentem, articulem e provoquem mudanças nos processos de gestão dos serviços e práticas de saúde, o curso foi dividido em quatro módulos com momentos presenciais e momentos de dispersão em que os alunos tiveram oportunidade de utilizar o próprio espaço de trabalho para as intervenções práticas, buscando   soluções fundamentadas e  referenciadas na PNH.
As cinquenta (50) vagas, foram dispostas a contemplar os dezesseis (16) Escritórios Regionais de Saúde, quatro (04) Hospitais Regionais de Saúde, seis (06) Hospitais  conveniados  do SUS/MT  de Cuiabá e Várzea Grande, Unidades Desconcentradas da SES/MT, Central de Regulação do Estado, SAMU, Central de Transplantes, MT Hemocentro e Município bem como as Unidades de Saúde do Município de Cuiabá (Policlínicas).
Os temas abordados no primeiro módulo foram: Abordagem Contextualizadora da PNH – marco histórico-político, a estruturação em nível de Ministério e como se organiza o apoio nas regiões do Brasil (consultores, política de formação, perspectivas futuras) com Cátia Paranhos representante do MS-PNH; Contextualização da PNH em Mato Grosso e a motivação que levou a montar o 1º Curso Estadual de Apoiadores de Mato Grosso pela Coordenadora Estadual de Promoção da Saúde/SES Eneida Vandoni Pereira; PNH: Novos Conceitos e novos sentidos de cuidados de saúde com Dra. Eliana Siqueira e Redes de Produção de Saúde,  ministrado pela técnica da COPS/SES, Ilza Trabachin Ferraz, apoiadora da PNH.
Como atividade de dispersão do primeiro módulo, os participantes levaram o tema humanização como política de saúde ao local de trabalho, e, utilizando o método da roda apresentaram a PNH com seus princípios, métodos, diretrizes, dispositivos e ferramentas, e a partir daí, propuseram com o “olhar da grupalidade” uma análise dos processos de trabalho, metodologia esta utilizada pela PNH. Também deveriam mapear a rede de serviço para apresentação em banner para o próximo encontro. Os momentos foram registrados por meio de fotos ou filmagens adicionados a uma lista de presença.
No segundo encontro, o evento inicia com a fixação dos trabalhos formando um grande mural, para posterior apresentação em plenária. Há de se ressaltar a criatividade com que os trabalhos foram realizados; desde desenhos e colagens até banners e maquetes. Independente dos materiais usados todos cumpriram com eficiência a tarefa de dispersão. Na sequência da programação, pela técnica da COPS/SES, Leida Maria Ferreira, apoiadora da PNH fez uma ampla explanação sobre o tema Valorização do Trabalho e do Trabalhador da Saúde, promovendo interessantes discussões entre os participantes.  A Educação Permanente em Saúde como Estratégia de Educação no Trabalho foi a temática abordada, pela apoiadora da PNH, Rosana Castro, psicóloga da SMS Cuiabá (Secretaria Municipal de Saúde).  E para concluir as temáticas deste encontro, Eliete Santos Saragiotto, técnica da ESP/MT discorreu sobre “Desafios da Educação Permanente – EP para Integração do Ensino ao Serviço” contribuindo assim para conscientização da importância da Educação Permanente nos serviços de saúde.
Como atividade de dispersão as seguintes questões foram disparadas para socialização em seu local de trabalho subsidiado pelo tema Valorização do Trabalho e do Trabalhador da Saúde:
1. Como são as relações no seu local de trabalho:
a) profissionais e usuários;
              b) entre os trabalhadores
              c) entre trabalhadores e gestores.
2. Qual é a relação que você estabelece entre o seu trabalho e a sua saúde?
3. Em que aspectos seu trabalho tem sido fonte de alegria e de sofrimento? Por quê?

Já no terceiro módulo, dando continuidade às ações de humanização do ano anterior, a apoiadora da PNH, médica generalista da SMS Cuiabá, fez uma retrospectiva dos módulos anteriores e a condução dos trabalhos de socialização das atividades de dispersão. Em outro momento, explanou sobre “Demanda Espontânea e Acolhimento com Classificação de Risco” e Acolhimento nas Práticas de Produção de Saúde.  E para concluir as explanações,Eneida Vandoni Pereira, coordenadora Estadual de Promoção de Saúde e apoiadora da PNH, aborda a diretriz “Acolhimento/Ambiência”.
Os módulos foram conduzidos por uma metodologia dinâmica com momentos para as discussões em roda, leitura das cartilhas referentes aos respectivos temas bem como atividades lúdicas conduzidas por diversos participantes que se prontificaram para essa ação esta não ficando assim exclusivamente a cargo da equipe organizadora de realizá-las.
Aguardemos assim o último módulo a ser realizado para as possíveis considerações, com o registro de fotos de todo o I Curso Estadual de Formação de Apoiadores da Política Nacional de Humanização do Estado do Mato Grosso.