Ciganos no Seminário Regional Politicas de Promoção da Equidade e Controle Social

12 votos

 A participação da comunidade cigana neste Seminário nos dá conta do comprometimento do MS em relação ao plano de saude SUS, que de fato dentro de suas possibilidades e das leis e estatutos que regem esta instituição nos brinda com a participação da comunidade.

 Senti falta dos Gestores .grande parte dos gestores dos municipios do RS não compareceram para compartilhar seus saberes.

Um dos questionamentos referiam-se as estratégias das politicas de saúde integral,negros,campo,floresta,lgbt,em situação de rua entre outros e claro que CIGANOS.O tal acesso integral e livre de preconceitos é algo que na minha opinião conta muito com o empenho do gestor na execução de fato.

Parte deste enfrentamento deve ser observado nos meios acadêmicos, pois acolhimento,também é respeito as especificdades dos grupos sociais.

Alguns aspectos que quero salientar;

Apartir da 8º CNS participação popular

Gestão participativa – Constituição da República1988.

artigo196

artigo198

Lei 8080 /90 -> UNIVERSALIDADE

                         INTEGRALIDADE

    Aparticipação cigana neste evento nos mostra a disposição do SUS em rever determinados pontos de suas estratégias, no que se refere a população cigana nos cabe dizer que em pleno seculo 21, ainda faz parte do relacionamento humano o preconceito, mas, conforme debate  neste encontro advertimos para que o credo do servidor público da sáude  não seja mais um obstaculo para os grupos sociais usuarios do sistema.

Ainda refiro-me a formação continuada deste profissional quanto a grupos sociais,O livre acesso do usuario respeitando sua crença, orientação sexual,cultura, etnia.

  Sai satisfeita deste encontro na certeza que juntos podemos construir polliticas publicas para todos os usuários do SUS, e mais,que a população cigana com suas especificidades pode sim contribuir com seus saberes ,pois sáude é prevenção, informação ,educação..

 Abraço fraterno a todos que participaram e compartilharam este momento!lori emanoela