Projeto AMES – Atendimento multidisciplinar para o envelhecimento – Nova Alvorada do Sul/MS

11 votos

 

 

Projeto AMES – Atendimento multidisciplinar para o envelhecimento –
Nova Alvorada do Sul/MS.

                                                                                          Dinaci Ranzi

O Projeto AMES foi instituído para minimizar os efeitos deletérios causados pela idade, promover um envelhecimento saudável e diminuir a demanda nas unidades de saúde com atendimento multidisciplinar composto por fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, dentista, fonoaudióloga e enfermeira.
A equipe do Projeto AMES realiza avaliação individual dos pacientes, oficinas, atividades físicas e palestras, proporcionando uma melhora na qualidade de vida dos idosos. Os encontros acontecem nas Equipes de Saúde da Família, no NASF, e nas casas dos moradores da comunidade, onde cada participante sugere onde será o próximo encontro. Em alguns encontros as atividades como caminhada, alongamentos e exercícios aeróbicos acontecem na rua em frente ao NASF ou no Parque Recreativo Antônio Stradiotti ou nos assentamentos do município de Nova Alvorada do Sul.
          O desafio do Projeto AMES é oportunizar aos idosos a qualidade de vida e proporcionar o envelhecimento saudável, dentro de conceitos inovadores que busque quebrar paradigmas a situação dos idosos em nosso país.

Quem é o (a) idoso (a)? É aquele que tem diversas idades, a idade de seu corpo, da sua história genética, da sua parte psicológica e social. É o que tem mais experiência, mais vivência, mais anos de vida, mais doenças crônicas, mais perdas,sofre maiores preconceitos e tem mais tempo disponível.
                                           (Professor Nilton Furquim Junior)

Numericamente, a população de idosos no Brasil tem aumentado de forma significativa, pelas mais variadas razões, como a melhoria da qualidade de vida, mas, principalmente, pelo declínio da taxa de natalidade.  Dados do Ministério da Saúde mostram que até o ano de 2025 o Brasil terá mais de 32 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos. Entretanto, esse crescimento tem despertado preocupações aos estudiosos, em relação aos problemas enfrentados pelos idosos, apontando uma necessidade premente em garantir uma velhice com dignidade (Caldas 1998).
Apesar dos esforços envidados para proporcionar uma velhice ativa e saudável, essa fase apresenta também uma fragilidade do ser humano, seja emocional ou através das doenças características do envelhecimento do próprio organismo, que são inevitáveis. Por si só, o fato de envelhecer e ter a mobilidade limitada já acentua os fatores emocionais, principalmente de dependência, agravado pela doença com uma característica de cronicidade, que necessita da presença de alguém para os cuidados (MJDE; YAO, 2006).
Salvo algumas honrosas exceções, o idoso sempre foi visto como um “fardo”, exceto se este, com sua aposentadoria garantir as despesas da casa, justificado pela condução do sistema capitalista onde o ser humano também é visto como unidade monetária. Caso contrário organizam a ida desse idoso para um asilo, onde será organizado também seu esquecimento. Não raro, os casos de maus tratos e tortura a que os idosos estão expostos praticado por aqueles que deveriam garantir sua proteção, os familiares.
O Projeto AMES proporciona o olhar para a doença que cria algumas situações emocionais inevitáveis como preocupações, angustias, medos, insegurança, queda da auto-estima e a dependência. Todas essas condições também abalam a organização familiar, modificando sua rotina, aumentando os gastos, principalmente com medicamentos. Segundo Montezuma, Freitas, e Monteiro (2008).
O desafio da equipe do NASF é proporcionar aos idosos a interação social, a troca do saber popular, à educação em saúde, partilhar anseios e ansiedades, criar laços de amizades e ainda proporcionar novos saberes e conhecimentos.
O envelhecer deve ser acompanhado – dada as sabedorias e experiências da pessoa – de momentos produtivos, de realizar tarefas dentro do seu ritmo, de aprender coisa novas. É necessário que a sociedade vislumbre novas situações, novas políticas publicas que contemple o novo conceito de velhice que é um constante somar de experiências. Por isso o SUS em Nova Alvorada do Sul dá certo.