Serviço Social do HUT apresenta resultados dos projetos desenvolvidos por acadêmicos

8 votos

     Reconhecido como unidade de referência no atendimento à saúde, o Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha desenvolve projetos com acadêmicos das diversas instituições de ensino superior da capital. Na ultima segunda-feira, 02, ocorreu a atividade de encerramento do período de estagio para mais um grupo de acadêmicos de Serviço Social.

    Com o intuito de ampliar as ações em beneficio da população os projetos são realizados sob diferentes perspectivas e temáticas. “Possibilitando através de intervenções lúdicas, rodas de diálogo e espaços de socialização um processo real de ensino-aprendizagem aos acadêmicos, que podem visualizar a práxis teórica da profissão de forma cotidiana a sua experiência. E dedicam serviços a toda população atendida no HUT ”, explica a gerente do Serviço Social do HUT, Annalzira Soares. Encerra-se, hoje, o estagio curricular de 4 acadêmicos de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí.
 
    Rosane Costa, uma das acadêmicas do Serviço Social que, durante dois semestres no HUT, teve a possibilidade desta experiência comenta que, “por meio dos projetos realizados neste período podemos auxiliar e oferecer um serviço em beneficio da sociedade. Alem disso, ter a chance de entrar em contato com a realidade da minha profissão no HUT, que é um hospital referência, é muito bom para minha formação”.
 
    O estagio dos acadêmicos de Serviço Social é supervisionado por assistentes sociais do hospital responsáveis por cada acadêmico na atividade prática desenvolvida, e por uma supervisora acadêmica da instituição de origem do estagiário. A diretora geral do HUT, Clara Leal, apresenta que, o período de estagio é ocorre em duas fases, “na primeira os acadêmicos conhecem a realidade do hospital e analisam as possibilidades de atividades a serem desenvolvidas, e, na segunda, criam e executam o projeto visando atingir objetivos previamente estabelecidos”.
 
    Os projetos “Aprender Brincando”, que através de atividades lúdicas que ofereceu a acompanhantes e pacientes da clinica pediátrica espaços de integração e conhecimento, desenvolvido pelas acadêmicos Paula de Moura e Rosane Costa, e o “Dialogando sobre Diabetes”, com o intuito de reforçar a importância da educação em saúde para a prevenção e tratamento do diabetes, pelo acadêmico Leonardo Martins, são exemplos de atividades desenvolvidas entre os profissionais do HUT e os acadêmicos em estagio.