ANALGESIA NA HUMANIZAÇÃO DO PARTO E NASCIMENTO

12 votos

  

O Programa de Analgesia de Parto Normal, desenvolvido e implantado na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Fortaleza-CE) desde 2011, obteve o 2º lugar na concorrência pelo Prêmio Galba Araújo de Obstetrícia, promovido no II Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia, em junho de 2012. O Projeto, de autoria da Supervisora da Residência em Anestesiologia, Cláudia Regina Fernandes, vem contribuindo com a efetivação das boas praticas para o parto e nascimento seguro, saudável e humanizado, ofertando a analgesia no parto normal às mulheres atendidas na MEAC.

 

A ação foi apoiada pela gestão da maternidade e pela equipe multiprofissional que atua no centro de parto humanizado. A equipe trabalhou a sensibilização e conscientização dos demais profissionais (enfermeiras, auxiliares de enfermagem, obstetras, residentes, internos e doulas) na perspectiva de que o alívio da dor está inserido no contexto da humanização da assistência, proporcionando a satisfação das pacientes na experiência do parto.  Foi realizado um planejamento integrado com os setores envolvidos na implantação do programa, construído um protocolo específico, adequação do espaço físico e aquisição de material apropriado para realização do procedimento no Quarto PPP. O programa já está consolidado e em fase de expansão.

 

A analgesia já é ofertada de rotina na maioria dos plantões e tem proporcionado a satisfação da equipe interdisciplinar na assistência a um parto tranquilo e seguro, mas sobretudo, a satisfação da mulher com a experiência de um parto sem dor e sofrimento.

 

Saiba mais clicando aqui.