Nutricionistas em IntegraAÇÃO

12 votos

De repente se fez o novo.
E para se fazer o novo, não poderia se fazer sozinho.
Quando não se está sozinho é por que se deu encontros.
E foi assim que tudo começou….

A necessidade de garantir aos pacientes assistidos em hospitais públicos estaduais do Rio Grande do Norte foi o eixo orientador da criação do Projeto de Humanização e Acreditação do Cuidado em Nutrição Enteral. Esse Projeto foi instituído através da criação da Comissão de Co-Gestão em Nutrição Enteral (CCNE), formada por profissionais de nutrição da rede estadual de saúde e nível central da SESAP/RN, através da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR). 
O colegiado formado pelas nutricionistas da rede assistencial hospitalar e pela equipe de nível central da SESAP/RN permite o encontro de duas culturas institucionais: a de quem opera o cuidado e de quem planeja a assistência. O grupo está constituído formalmente na instituição, através de Portaria Estadual n°  de julho de 2012.
A Comissão vem trabalhando desde abril de 2011, através de encontros sistemáticos semanais, dentre os objetivos programados destacam-se a padronização dos produtos enterais para aquisição pela SESAP/RN, viabilização do credenciamento dos serviços para suporte nutricional no âmbito hospitalar e domiciliar, promoção de processos de qualificação permanente para os profissionais da rede que atuam na nutrição enteral; a certificação das Comissões Multiprofissionais Hospitalares de Nutrição Enteral; a constituição de protocolos assistenciais do cuidado em nutrição enteral, manual de boas práticas, além de pesquisas sobre a temática. Incluindo a aprovação no Congresso Brasileiro de Nutrição da apresentação dessa experiência.
Dos objetivos atingidos até o momento destaca-se: a construção do protocolo de nutrição enteral do adulto, a padronização de produtos enterais para aquisição na instituição; a criação institucional da comissão através de portaria estadual e as capacitações já desenvolvidas com profissionais da enfermagem e nutrição, nos diversos hospitais da rede. 
Além dos resultados tangíveis na construção de instrumentos técnico/organizacionais que organiza e fortalece o processo de trabalho na gestão/assistência nutricional. Pode-se também destacar as mudanças dos sujeitos. Uma vez que esse arranjo institucional possibilita: o encontro de culturas administrativas distintas, a quebra da dicotomia entre quem opera e quem planeja, a troca de experiência, saberes e práticas, como também a construção de novas afetividades pelo fortalecimento da ação grupal.
O Perceptível empoderamento dos sujeitos possibilita a democratização dos espaços de gestão. Provoca reforma social, que é produtora da práxis de grupos sujeitos e produtoras de sujeitos. Esse dispositivo tem se mostrado potente no sentido de instituir a relação entre produção de saúde e de sujeitos recolocando na agenda estadual da saúde o tema da humanização. A iniciativa harmoniza-se com a as ações do Ministério da Saúde, quando institui o grupo de trabalho sobre terapia Nutricional no SUS, através da Portaria de n°850 de 03 de maio de 2012. 
Pensar encontros, acreditar na potência e inventividade dos sujeitos, articular teoria e prática, criar dispositivos, fazer diferente, reinventando maneiras de ser e de estar. São esses alguns dos objetivos de se fazer humano, de operar políticas e de operar a humanização no SUS e nisso que a gente acredita.