Stop DSM – Rio de Janeiro entra nesta luta pela vida

16 votos

A redehumanizasus se alinha com os movimentos pela afirmação da vida em todas as suas manifestações e transmite mais uma iniciativa de pensamento e práticas que caminham nessa direção.

O movimento Stop DSM tem se espraiado pelo mundo e contagiado todos os que se batem pela garantia das possibilidades de expressão de modos de vida que não se pautam pela patologização. Obras recentes como "O Livro Negro da Psicopatologia Contemporânea", de Alfredo Jerusalinski  e "A Tragicomédia da Medicalização", de José Ramos Coelho, abordam com muita competência a questão da medicalização. Mais que isso: nos dão um norte para trabalhar de forma amorosa e contagiante, ao contrário daqueles que golpeiam sem trégua as diferenças e a diversidade em nome da supressão de todo sofrimento a qualquer preço. 

Ana Maria Medeiros da Costa, em "Questões da Vida Cotidiana" – capítulo III d' O Livro Negro da Psicopatologia Contemporânea, nos mostra que o mal-estar virou um alvo a ser esconjurado em todas as suas formas: "A reação mais corriqueira ao mal-estar é a inclinação pela sua imediata supressão. Encontramos na clínica dois vetores dirigidos por esta inclinação: por um lado, um determinante do consumo, que prescreve as condições de circulação de valores; de outro – provavelmente decorrente disso -, uma proliferação de descrições nosográficas, sempre novas, em estreita inter-relação com a indústria de psicofármacos".

Consumo e indústria se aliam hoje na captura dos modos de ser. E nos prescrevem o que ser, como ser e como viver nos moldes da felicidade "bovina" da sociedade de controle.

 

Iza Sardenberg

Coletivo de Editores/ Cuidadores da RHS

 

"Stop DSM"

22 de agosto de 2012

das 18 às 22 horas

transmissão pela sala de eventos da RHS

 

Programação:

"Na contemporaneidade, se chegamos à conclusão de que as forças que estão se afirmando em nosso cotidiano são forças que nos levam a práticas medicalizantes e patologizantes, o que podemos fazer para desestabilizá-las?

Durante o predomínio de um discurso que pretende transformar todos os processos humanos em entidades nosográficas, somos convocados a parar, refletir e dizer: "Stop DSM"!

Com a problematização da emergência do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais ( DSM ), queremos agir nesta luta de forças e instituições que concorrem entre si para afirmarem a sua hegemonia na produção da existência, regulando e homogeneizando a vida".

 

18 horas: Fórum sobre a Medicalização: ações nacionais e locais

Helena Rego Monteiro ( CRP – RJ )

Nira Kaufman ( núcleo do Fórum – RJ )

 

19 horas: DSM: Como são acionados esses dispositivos de controle e aprisionamento da vida?

Fátima Lima ( antropóloga e professora da UFRJ )

Roberto Calazans ( psicólogo e professor da Universidade Federal de São João del Rei )

Kátia Aguiar ( psicóloga e professora da UFF )

 

Coordenação de Adriana Carrijo ( psicóloga e coordenadora do núcleo Rio de Janeiro/ regional Rio da Abrapso )