Projeto Bandeira Científica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

11 votos

O Projeto Bandeira Científica é um projeto de extensão da FMUSP criado em 1957, desenvolvido de forma ininterrupta nos últimos 14 anos.

O Projeto tem caráter interdisciplinar e, anualmente, desenvolve atividades educativas, científicas e assistenciais em diferentes municípios das diversas regiões do país com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

 

Foto: Parte da Equipe da Bandeira Científica na chegada ao Município

O projeto conta com uma equipe anual média de 160 alunos e 50 profissionais. Do ponto de vista operacional está dividido em 3 fases, sendo (1) a inicial de preparação (8 meses) para levantamento de demandas e preparação da equipe; (2) uma expedição de 10 dias realizada anualmente no mês de dezembro para atividades assistenciais, educativas e de coleta de dados; e (3) um conjunto de atividades de seguimento presencial e à distância por outros 8 meses incluindo a proposição de projetos estruturantes em saúde. 
Nas expedições, mais do que desenvolver sua habilidade técnica, o aluno tem a oportunidade de atuar de forma multiprofissional, vivenciando a realidade do sistema de saúde de regiões pobres do país, bastante diversa daquela vivenciada em grande parte dos hospitais-escola de São Paulo. O deslocamento para um local distante possibilita ainda uma vivência adicional dos diversos aspectos culturais e sociais do município e sua população que colaboram para a formação integral do aluno, o desenvolvimento de empatia e compreensão do contexto maior vivenciado pelos pacientes atendidos durante o projeto.

Foto: Atendimento Médico no Posto Avançado da Bandeira Científica

Nos últimos 14 anos, o projeto atingiu diretamente mais de 45.000 pessoas em 17 municípios do país e contou com a participação de 1.428 alunos de graduação e parceria com outras 22 instituições. Dados científicos levantados durante a expedição mostram ótimo nível de produtividade no contexto de um projeto de extensão.

Mais informações no site: www.bandeiracientifica.com.br
Prof. Dr. Luiz Fernando Ferraz da Silva