I Seminario sobre Apoio em Humanizacao de Santa Catarina

19 votos

Neste importante encontro estao presentes os apoiadores, formadores do Curso de Apoiadores da PNH em SC que aconteceu em 2009.

Alem de reunir tambem consultores da PNH no estado, temos a alegria de contar com a presenca do Coordenador Nacional de Humanizacao Gustavo Nunes Oliveira, contribuindo neste movimento entre outras coisas a fala sobre o APOIADOR E O AQUECIMENTO DAS REDES. Inicia sua fala lembrando a todos da importancia do exercicio do Metodo da Triplice Inclusao da PNH na caminhada no SUS, no sentido de cada dia renovar esta aposta, no formato de producao de coletivos como UPS, comites, GTHs, rodas, rompendo a logica da inducao por recurso, mandatos normativos, no sentido de produzir politica publica por adesao, com reafirmacao dos principios e diretrizes do SUS e consequentemente da PNH.

Ressalta ainda a necessidade de manter os espacos de reafirmacao desta politica publica em foruns onde as pessoas sejam protagonistas, com o intuito de promover cada vez mais a indissociabilidade entre atencao e gestao, transversalidade.

Assim construindo uma politica publica que se capilariza, que cresce no sentido nao so de publicizacao , mas de mudancas de praticas.Isto sao sinais de sucesso de uma proposta metodologica que se figura e se configura, se reinventa na pratica.

Resta a nos apoiar os espacos construidos e avaliar seu potencial no sentido de um fazer coletivo em favor da Humanizacao no SUS.

Inicia se entao oficialmente  em Santa Catarina a Pesquisa Avaliativa Multicentrica da Formacao de Apoioadores em SC, RS e SP.

Neste espaco, alem de reunirmos novamente os egressos do curso, formadores e gestoes envolvidos, pretende se fomentar e apoiar a rede disparada atraves do planos de intervencao e seus desdobramentos.

Estao presentes participantes dos outros comites Paulista e Gauderio reafirmando a integracao dos tres comites de pesquisa numa logica de co gestao e integracao das acoes de pesquisa, aliando fala e pratica, exercitando o proprio metodo da pesquisa intervencao.

Por isso dizemos que esta sera uma pesquisa intervencao que nao so produzira uma avaliacao do feitos e feitos dos cursos nos tres estados, mas tambem tem a proposta de estabelecer conexoes, fomentar uma rede de apoio em favor da humanizacao neste territorio e ofertar apoio aos apoiadores neste exercicio de suas praticas no SUS.

Contamos ainda com a participacao desde da organizacao do evento do Grupo de pesquisa em Bioetica da UFSC, para o qual desde ja agradecemos imensamente o apoio e a parceria efetiva na coordenacao da Professora Marta Verdi e todos seus integrantes.

Tambem nos apoia com sua presenca e efetiva colaboracao o Professor Marco Da Ros atualmente da Pos Graduacao de Saude Coletiva da UNIVALI.

Seguimos o encontro e ao longo do dia novos posts serao produzidos.

Patricia S C Silva

Consultora PNH SC