I Fórum Rede Cegonha das Maternidades Estaduais – Rio de Janeiro

11 votos

A fim de discutir e sistematizar o modelo de atenção ao parto e nascimento no Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção à Saúde, Superintendência de Unidades Próprias e Assessoria de Humanização, realizou o “I Fórum Rede Cegonha das Maternidades Estaduais – RJ”, no dia 3 de setembro de 2012, as 13 horas, no Palácio Gustavo Capanema.

Participaram do evento gestores e coordenadores, médicos e de enfermagem, de todas as sete maternidades estaduais, sendo estas: Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, Albert Schweitzer, Azevedo Lima, Rocha Faria, Vereador Melchíades Calazans, Hospital da Mãe e Hospital da Mulher Heloneida Studart.

Evento

A realização deste Fórum foi uma iniciativa do Grupo de Trabalho das Maternidades, que envolve profissionais das SAS, da SUP e da Humanização em um esforço conjunto para a implementação da Rede Cegonha nas maternidades da rede estadual do Rio de Janeiro. 

Como principal produto deste encontro foi pactuado a formação de Grupos de Trabalho em cada unidade, composto por membros das diversas especialidades com o intuito de discutir e implantar as diretrizes da Rede Cegonha. Desta forma, o desenvolvimento dos trabalhos desses grupos será acompanhado e apoiado diretamente pelo GT Maternidades da SES.

Parte da equipe GT Maternidades

O Fórum terá uma nova edição a cada dois meses, sendo a próxima dia 12 de Novembro.