A escola promovendo saúde

11 votos

Para começar meu post, gostaria de explicar porque a escolha do tema: A promoção de saúde nas escolas.  A escolha da promoção de saúde na escola, ocorreu devido ao meu interesse de trabalhar com áreas que envolvam crianças.

A escola pode ser considerada como uma instituição gerada pelas necessidades produzidas pela sociedade. Ela adotou ao longo de sua história diversas formas, mas hoje tem a finalidade de promover condições para a aprendizagem e para o desenvolvimento de todos os membros da sociedade. Atualmente a escola vem incorporando as suas práticas a saúde, de modo que surgiram Escolas Promotoras de Saúde.
Promover tem o significado de dar impulso a; fomentar; originar; gerar. Promover a saúde se refere a medidas que não se dirigem a uma determinada doença ou desordem, mas servem para aumentar a saúde e a qualidade de vida.
Dessa forma, a escola promotora de saúde surgiu como um espaço onde se podem realizar ações que contribuam para o aumento da qualidade de vida. Isso ocorreu devido a seu cenário ser privilegiado, pois este é espaço de convivência entre crianças, adolescentes, professores e diversos outros profissionais, além de ter uma importante relação com a família dos alunos e desempenhar um papel de destaque na comunidade.  Dessa forma, a escola atua como um espaço estratégico para a promoção da saúde.

 

Para quem, assim como eu, conhecia muito pouco dos métodos utilizados nestas escolas encontrei esse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=h5uUZVEjlKc

É longo, mas achei muito interessante poder escutar isso de profissionais que trabalham nestes locais.

Achei esse projeto muitoo bom e de extrema importância para o desenvolvimento dos jovens. Além de possibilitar melhorias para estes jovens, o projeto envolve a comunidade, a família e também todos os profissionais que trabalham na escola, abrangendo muito mais do que apenas os alunos. Dessa forma, acredito que este meio de promoção seja eficaz, justamente por conseguir sensibilizar tanta gente.

 

Referências:

ANTUNES, Mitsuko. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e educacional, v.12, n. 2, Campinas, 2008.

CZERINA, Dina. Promoção da saúde: Conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.

SEMINÁRIO SOBRE A POLITICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DE SAÚDE, 1, 2006, Brasilia. Anais. Brasilia: Ministério da Saúde, 2009. (Painel 3 – Promoção da Saúde nas escolas)