O que pode a PNH?

19 votos

O encontro do Coletivo Ampliado da PNH em Florianópolis foi uma experimentação em ato dos princípios que a norteiam. De cara, a montagem de uma improvável roda de conversa de cento e setenta pessoas parecia fadada ao insucesso. Diferenças nos sotaques de todo o Brasil, nas linguagens e expressões regionais, nos referenciais teóricos, nas afiliações ideológicas, nas áreas de atuação, nas concepções de saúde e nos modos de viver e sentir o mundo mostravam uma babel incontornável. Como garantir a manifestação da singularidade neste contexto? De que dispositivos lançar mão nesta empreitada?

A sala, ou melhor, o salão acolhia uma roda dupla de pessoas que não disfarçavam a alegria do encontro. Manifestações corporais e incorporais da força dos afetos explicitavam a expectativa de uma grande produção coletiva. E foi isso o que se deu.

Capitaneados por Ricardo Teixeira, Gustavo Nunes, Giuseppe Cocco, Túlio Costa, Dário Pasche,  Cecílio e Rogério da Costa iniciamos os trabalhos que se estenderam por três dias. O tema que atravessou as falas, a produção do comum como a grande potência que a política de humanização viabiliza, foi experimentado em sua encarnação por todos nós.

O desejo, tal como o concebeu Spinoza, sinônimo de vida, esforço em perseverar na existência, nos engajou na produção de um comum: colaborar, trocar conhecimentos para a afirmação da vida, produzir escuta das singularidades, criar novos projetos como a virtualização e disseminação das práticas do "SUS que dá certo" por meio da aglutinação de todos na redehumanizasus.net.

 

Os links abaixo dão a dimensão do que foi produzido como atuação sobre si e sobre todos neste belo encontro. Que falem os capitães:

13/09/2012 – O que pode a PNH? Reunião do coletivo ampliado da Política Nacional de Humanização – Hotel Praia Brava, Florianópolis – SC

01 – Apresentação dos participantes – 2012 /09/13 – Manhã
02 – Ricardo Teixeira – Abertura apresentação dos propositores
03 – Gustavo Nunes – Abertura
04 – Giuseppe Cocco – A PNH enquanto política pública no cenário atual, a partir da produção do comum
05 – Dario Pasche – A PNH enquanto política pública no cenário atual, a partir da produção do comum – Roda de Conversa Ampliada
06 – Roda de conversa ampliada – manhã
07 – Ricardo Teixeira – Retomando as atividades
08 – Rogerio da Costa – A micropolítica e produção do comum – Roda de conversa ampliada
09 – Túlio Franco – A micropolítica e produção do comum
10 – Roda de conversa ampliada – tarde