A Importância da Atuação do Psicólogo na Saúde Coletiva, na Perspectiva da Multidisciplinaridade

14 votos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com relação à perspectiva da saúde coletiva, logo penso em multidisciplinaridade. Partindo do ponto em que a psicologia possibilita essa transversalidade, entre as áreas da saúde. Todas trabalhando em conjunto com um objetivo em comum, determinado e reconhecido. Mas cada área enriquecendo com o seu saber, e seu domínio específico de conhecimento.
Na área da saúde coletiva, a atuação do psicólogo é mais visível em instituições como hospital e postos de saúde. Mas cada local deve instigar cada profissional que integra a equipe, de modo a avançar o conhecimento, e se relacionar com outras áreas, gerando um consenso  entre as diferentes áreas do saber. Viabilizando uma alternativa de pensar e agir diferente da forma usual, com um olhar complexo e integrado de cada questão. 
De modo de que cada área veja o usuário do serviço de saúde, como possuidor de uma subjetividade própria. Passando do olhar da passividade, para  um olhar de cliente do serviço de saúde, onde tem o direito de escolha em cada procedimento que venha a ser submetido.