Lançamento do Comitê de Fronteira para Prevenção, Promoção e Atenção em Saúde

10 votos

No dia 25 de setembro de 2012, foi assinado decreto de criação do Comitê de Fronteira para Prevenção, Promoção e Atenção em Saúde no município da Barra do Quaraí, Rio Grande do Sul.

O Comitê é formado pelas cidades de fronteira Barra do Quaraí – Rio Grande do Sul e Bella Unión (Uruguai). Ele surgiu a partir de Projeto desenvolvido pela Comissão Intergovernamental de Ministros de Saúde do MERCOSUL, financiado pela OPAS, que visa à Prevenção, Atenção e Apoio em HIV/Aids nas regiões de fronteira desses países. O Projeto prevê a construção de Comitês binacionais a fim de desenvolver ações voltadas para a prevenção  e atenção em HIV/Aids, conforme oficina realizada em Foz do Iguaçu, de 07 a 10 de agosto.

Dessa forma, Barra do Quaraí e Bella Unión construíram um Comitê de Saúde a fim de atender não somente às demandas relacionadas ao HIV/AIDS, mas também à diversidade que emana do dia-a-dia dessas comunidades em função da Saúde.

Estavam presentes autoridades brasileiras da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, do Município da Barra do Quaraí, do Município de Uruguaiana (Comitê Binacional Uruguaiana/Paso de Los Libres); e autoridades do Uruguai: Coordenador de Saúde do Departamento de Artigas e do município de Bella Unión.

O Comitê pretende ampliar sua abrangência de atuação ao acrescentar a outra cidade de fronteira, Monte Caseros – Argentina.

Atividades Planejadas:

  • 19 de Setembro de 2012 = Oficina de Sensibilização em HIV/AIDS voltada para os integrantes do Comitê e dos trabalhadores da Atenção Básica das cidades irmãs – Local: Bella Unión – Uruguai
  • 01 de Dezembro de 2012 = Atividade alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS – Local: região de fronteira
  • 06 e 07 de dezembro de 2012 = Apresentação de Diagnóstico Situacional em HIV/AIDS  Barra do Quaraí /Bella Unión – Uruguaiana/Paso de Los Libres + Oficina de Nivelamento teórico + Planejamento para 2013 – Local: Uruguaiana (RS)