Extensão Médica Acadêmica da Faculdade de Medicina da USP: cuidado e formação junto à comunidade

12 votos

A Extensão Médica Acadêmica (EMA) foi fundada em 1998 na FMUSP, na perspectiva do que hoje se discute na humanização das práticas de saúde, visando à valorização do relacionamento médico-paciente. Trata-se de um projeto de voluntariado organizado por estudantes de diferentes áreas da saúde – medicina, fisioterapia e nutrição – da USP, que se sustenta em três pilares: ensino, assistência e pesquisa.

O projeto se desenvolve com ações de cuidado a populações da periferia de São Paulo, encontros de caráter didático-pedagógico na FMUSP, e levantamento de dados para o estudo epidemiológico das regiões atendidas.
As atividades ambulatoriais do projeto são realizadas aos sábados em dois bairros carentes de São Paulo, nas zonas leste e sul da cidade. Os atendimentos ambulatoriais são realizados por alunos e os casos são discutidos com profissionais da saúde formados nas diversas áreas e compartilhados com os pacientes, tendo em vista a melhor conduta para cada situação. Durante a semana são realizadas reuniões com todos os membros do projeto, na FMUSP, contribuindo assim para o aprendizado, bem como para a consolidação e aprofundamento de conceitos em saúde.
Este modelo de ensino complementa os estudos em sala de aula, e desenvolve no aluno consciência de seu papel social como cidadão, oferecendo trabalho voluntário para populações carentes. O EMA reúne estudantes dispostos a atender pacientes, aprender sobre saúde e propagar conhecimentos em outro contexto de ensino, mais próximo à comunidade e a outras realidades. Como resultado, muitos membros continuam a participar do projeto após o término da graduação, tornando-se apoiadores do projeto.

Equipe:
Leandro Ryuchi Iuamoto, Mauro Oide Shigueharu Júnior, Jéssica Tioma Nakayama, Regina Sayuri Yamashiro Shiotuki, Juliana Mika Kato, Renato Kurebayashi, Danilo Henrique da Silva Suzuki, Ariana Lee, Christian Valle Morinaga