Parto humanizado e encontro clínico – transmissão ao vivo na RHS

15 votos

A relação entre o profissional de saúde e a mulher é um dos aspectos mais relevantes nos estudos que abordam a temática da atenção ao parto e nascimento, pois a forma como o profissional se coloca frente à mulher pode potencializar ou bloquear os processos fisiológicos da gravidez e do parto. Mas como ser próximo a uma mulher sem perturbar a solidão essencial à boa evolução do parto, uma vez que a relação de proximidade nunca é neutra?

O médico francês Jean Paul Rességuie estará em Brasília – DF nos dias 10 e 11 de outubro, quarta e quinta-feiras, para conversar sobre esse “Encontro Clínico” com as 18 apoiadoras temáticas da Rede Cegonha e 24 trabalhadores de 12 maternidades. Segundo ele, o Encontro Clínico pode ser natural (algumas pessoas tem o dom natural de se encontrar com o outro) ou pode-se desenvolver essa habilidade.
A atividade será transmitida pela Sala de Eventos da Rede HumanizaSUS, a partir das 14h.

De acordo com a técnica da Saúde da Mulher Sônia Lievori, após essa sensibilização, será ofertado o curso  “Aprimoramento da relação no encontro clínico: habilidades práticas no campo da obstetrícia”, para profissionais de saúde de algumas maternidades já envolvidas com as boas práticas.   “ Precisamos ampliar o número de maternidades de referência no Brasil, e o encontro clínico é também uma prática de humanização do parto que precisa ser apreendida e executada nos serviços de saúde”, afirmou.

Para acessar à transmissão online, basta clicar na Sala de Eventos da Rede HumanizaSUS, na quarta-feira a partir das 14h e na quinta-feira, a partir das 8h.