Curso de capacitação de colegiados gestores

14 votos

 

Aconteceu na noite de ontem a abertura do tão esperado curso de qualificação dos gestores do Hospital Infantil Lucídio Portella e do Hospital Getúlio Vargas. O curso foi disparado pelos grupos de humanização dos dois hospitais, como estratégia de capacitação dos membros dos seus colegiados gestores, tendo em vista o fortalecimento da gestão participativa e da co-gestão, aumentando o grau de envolvimento e protagonismo dos trabalhadores nas decisões administrativas e a implicação dos mesmos nos processos de trabalho.

No evento, além dos trabalhadores e gestores  das duas unidades de saúde, estiveram presentes Jesus Dias, coordenadora da Educação Permanente de Saúde do estado,  Annatália Gomes (Consultora do MS para a PNH no estado), Fátima Oliveira (Coordenadora do GTH do HGV), Carlos Rivorêdo, também consultor do MS e responsável pela aula inaugural. Na sua fala, Rivorêdo ressaltou a importância da grupalidade na produção de saúde, na perspectiva de uma gestão e atenção inclusiva, com autonomia e protagonismo dos sujeitos.

A programação de hoje foi orquestrada pela Annatália e pela Lúcia Vilarinho que provocaram um amplo debate sobre o SUS, e sobre a PNH, destacando as diretrizes, os princípios e métodos da política. Na sequência os participantes se dividiram em pequenos grupos para problematizarem questões relativas à gestão colegiada no hospital, na perspectiva de fortalecer a cogestão e a gestão participativa.

O grande diferencial do curso serão os encontros intermódulos  com  a participação dos trabalhadores das unidades de saúde, de forma a incluir no processo, aqueles que não estão participando do curso, para discussão dos processos de trabalho e identificação das dificuldades e mudanças necessárias nos hospitais. Ao todo serão 10 módulos integralizando 60 horas aulas.