Projeto de Atendimento Ambulatorial de Reiki aos Colaboradores do Hospital Auxiliar de Suzano – HCFMUSP

15 votos

O Projeto de Atendimento Ambulatorial do Reiki é uma iniciativa que visa promover a melhoria na qualidade de vida do colaborador ativo e inativo do Hospital Auxiliar de Suzano-HAS, através da aplicação desta Terapia.

Mas o que é o Reiki?

O Reiki, palavra japonesa que significa Energia Vital Universal que harmoniza, equilibra e aperfeiçoa o campo energético do corpo, sem a interferência da energia do terapeuta. Este apenas canaliza a energia existente no Universo para pontos desequilibrados do receptor através da imposição das mãos, restaurando o estado de equilíbrio natural, promovendo saúde e bem-estar. Não há nenhuma conotação religiosa nesta técnica e pode ser aprendida por qualquer pessoa desde que iniciada no Reiki.
O Reiki, originário das montanhas do Tibete, na China, foi redescoberto no início do século passado pelo educador e padre cristão japonês Mikao Ushui e trazido ao Ocidente na década de 30 por uma de suas discípulas, a havaiana de origem japonesa Hawayo Takata. No Brasil, a técnica foi introduzida em meados dos anos 80.

Princípios do reiki criados por Mikao Usui:

Reiki no Hospital Auxiliar de Suzano

O Reiki foi introduzido no Hospital Auxiliar de Suzano em 1995, com a finalidade de prestar auxílio aos colaboradores que por vezes demonstravam estar em desarmonia e desequilíbrio físico e / ou mental, emocional. Com o tempo, os relatos de bem-estar foram propagados e o atendimento muito mais procurado, porém era aplicado esporadicamente.

Na perspectiva da Humanização, há cerca de dois anos, um grupo de profissionais praticantes do Reiki, “os reikianos”, sistematizaram o atendimento para atender a demanda, sendo hoje a terapia mais procurada do Centro de Acolhimento ao Colaborador do HAS (vide abaixo gráficos de nº de atendimentos).

Em um ambiente agradável, com música suave e pouca luz o colaborador/receptor fica confortavelmente deitado em uma maca para o relaxamento profundo. Nessa condição recebe a aplicação do Reiki às segundas feiras no horário das 7:30 às 12 horas, mediante agendamento na secretaria do Setor de Acolhimento, totalizando 4 atendimentos consecutivos com ampliação de acordo com a  avaliação da equipe  e da necessidade do cliente.

A terapia alivia dores físicas, combate o estresse, a ansiedade, o medo, equilibra o sono e não tem contraindicações.
Os reikianos do HAS recebem a todos com cortesia, simpatia e serenidade, proporcionando confiança aos que procuram pela terapia, compartilhando e comprovando que é muito mais que uma terapia alternativa.

Grupo de Aplicadores: Paulo Roberto Ferreira Lima – Regina Ap. França Lopes Sala – Zoraya de Matteo Tiburcio – Ivani Maria Rosolen – Rosa Adelaide Barbaresco – Carlos Alberto da Costa.
Arte: Selma de Oliveira.

Por: Paulo Roberto Ferreira Lima e Regina Ap. França Lopes Sala.