Hospital em Rondonópolis lança projeto de leitura para pacientes
O Hospital Regional de Rondonópolis da Secretaria de Estado de Saúde ( SES) , em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso ( UFMT) lançou o Projeto Leitura no Hospital -“Ler, um Bem para Todos”. OEstado segue as diretrizes daPolítica Nacional de Humanização ( PNH) do Ministério da Saúde.
O projeto tem como principal finalidade contribuir para a humanização
do ambiente hospitalar e da assistência prestada através do incentivo e promoção a leitura. “Buscamos uma forma para que a leitura seja incorporada de forma prazerosa e benéfica à rotina hospitalar. Além principalmente de contribuir
para tirar o foco da doença e melhorar a relação entre os usuários e os profissionais da equipe de assistência”, disse a responsável técnica do Serviço de Educação Continuada do Hospital Regional.
Uma das atividades propostas para o projeto é o curso “Contador de Histórias”. Na terça-feira ( 16) , no auditório do hospital foi o início do curso que terá a participação de 37 voluntários entre alunos do curso de Letras da UFMT e servidores da unidade regional.
De acordo com a responsável técnica do serviço, o curso é dividido em módulos e terá a duração de 40h com aulas teóricas e práticas, incluindo o Estudo de Gêneros Literários, Dramatização, Entonação de Voz e Postura Corporal.
Os temas serão O Contador de Histórias, A Literatura Infantil e Infanto-Juvenil, Os Causos e as Narrativas, Contos e Dramatização.
“Os participantes serão treinados para atuarem no ambiente hospitalar de forma humanizada. O aluno estará preparado não apenas para ler uma simples história, mas sim se envolver com o tema colocando um pouco de vida em cada experiência vivenciada”, declarou Maria Cristina.
Por Teresa Martins
As pessoas que passaram pela experiência de uma internação hospitalar, do sentir-se fragilizado, do estar com sua autonomia comprometida mesmo que por pouco tempo ou ainda que vivenciaram o estar ao lado do outro nesta situação, seja como acompanhante ou mesmo profissional, sabem como iniciativas que criem um ambiente mais interativo, mais "hospitaleiro" entre as pessoas dentro do hospital podem ser potentes e contribuir com a diminuição do sofrimento, inclusive dos trabalhadores. Parabéns pela iniciativa.