PNH é divulgada em Seminário de Bioética na USP

12 votos


No dia 11 de setembro, a PNH participou do seminário Bioética e Humanização dos Serviços de Saúde na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

A convite do coordenador do Núcleo de Bioética do Departamento de Práticas de Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, Prof. Paulo Fortes, o consultor da PNH, Ricardo Teixeira, falou para cerca de 180 participantes, sobre os aspectos filosóficos da humanização da saúde. Em seguida, o coordenador da PNH, Dário Pasche, comentou as diretrizes e o modo de fazer da política.

 

Eles também participaram de uma roda de conversa com os pesquisadores do Núcleo de Bioética, em que tiveram a oportunidade de desconstruir idéias pré-concebidas sobre a humanização  e, ao mesmo tempo, ampliar a interlocução com este grupo de pesquisa. “Apresentar a PNH em uma atividade de extensão universitária é uma boa forma de aproximação com o ambiente acadêmico e inicia o vínculo com essas instituições, além de ser espaço estratégico de divulgação.” afirma Pasche.

 

PNH e a universidade

 

No sul do país a PNH também está presente no meio acadêmico. Amanhã, dia 24/09, acontece a seguinte defesa de tese na Universidade Federal de Santa Catarina: a enfermeira Josiane de Jesus Martin focou sua pesquisa no tema da humanização, analisando o discurso dos usuários, dos trabalhadores e gestores de um hospital da grande Florianópolis – SC.

 

A coordenadora do Núcleo de Formação e Pesquisa da PNH, Raquel Pedroso, acredita que essa presença da PNH junto ao meio acadêmico é uma boa forma de difundir a política, pois se intensifica a reflexão sobre os princípios da PNH e aproxima a universidade dos serviços de saúde. “A PNH se propõe como obra aberta, e através da relação com e dentro das universidades é possível se pensar formas e caminhos que analisem e revejam as práticas de  humanização dos serviços de saúde.” conclui.